Busca avançada
Ano de início
Entree

As múltiplas dimensões do ofício do professor alfabetizador: instrumentos técnico-semióticos e meios de trabalho

Processo: 14/07038-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Ana Lúcia Horta Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização  Professores  Trabalho docente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:instrumentos técnico-semióticos | perspectiva historico-cultural | professor alfabetizador | Trabalho Docente | Perspectiva Histórico-Cultural

Resumo

O presente projeto tem como objetivo compreender e analisar o ofício do professor alfabetizador, tendo em vista as múltiplas dimensões e condicionantes que constituem as formas de ação docente, com especial destaque nos instrumentos técnico-semióticos, nos meios e recursos disponíveis ao professor para realizar a atividade de ensino. A compreensão do ofício do professor alfabetizador demanda a análise desta atividade como processo intermediado por um conjunto de procedimentos e materiais - meios e recursos de trabalho, o que também inclui as propostas didático-curriculares de alfabetização - instrumentos técnico-semióticos que medeiam e constituem sua inserção no mundo do trabalho e das relações histórico-culturais. Para tanto, a partir da perspectiva histórico-cultural (Vigotski e Bakhtin) e dos estudos da ergonomia francesa para a análise do trabalho (Clot, Bronckart e Machado entre outros), esta proposta, cujo foco está no trabalho do professor alfabetizador, prevê o acompanhamento de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino por meio da análise documental, do acompanhamento e observação de atividades em sala de aula e da realização de reuniões e entrevistas com professores. Em termos dos resultados esperados, entende-se que a explicitação e análise das dimensões que se articulam e constituem o trabalho docente pode contribuir para a compreensão da complexidade do ofício do professor (alfabetizador) como atividade que se constrói cotidianamente, na relação com os instrumentos técnico-semióticos disponíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)