Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação de fresas rotatórias com e sem revestimento DLC e fresas de ultrassom usadas na confecção de cavidades ósseas em tíbias de coelhos: estudo histomorfométrico, imunoistoquímico e microtomográfico

Processo: 14/14878-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2015 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Daniela Ponzoni
Beneficiário:Daniela Ponzoni
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bucomaxilofacial  Implantodontia  Osteotomia  Tibia  Coelhos 

Resumo

O dano provocado ao osso devido à geração de calor ocasionada pelo atrito durante a osteotomia para implantes vem sendo estudado ao longo dos anos. A literatura mostra uma busca no intuito de controlar e/o minimizar os efeitos desta geração de calor para não interferir na cicatrização inicial e consequente osseointegração. As pesquisas na área da bioengenharia relatam o uso benéfico de revestimentos sobre os instrumentos cortantes (entre eles o DLC - Diamond Carbon Like) e instrumentos piezoelétricos. A proposta deste trabalho é avaliar em coelhos os efeitos das osteotomias para implantes realizadas por brocas piezoelétricas ou acionadas por motores elétricos (com tratamento superficial de passivação ou com revestimento de carbono). Serão utilizados 6 coelhos, que receberão na tíbia direita, uma perfuração com a broca convencional (Grupo controle - I), uma com a broca revestida por filme de carbono (Grupo II) e outra com broca acionada pelo sistema piezoelétrico (Grupo III). Após 60 dias de pós-operatório, os mesmos coelhos serão anestesiados e o mesmo procedimento será realizado na tíbia esquerda para avaliação do tempo imediato. Em seguida os animais serão eutanasiados e as peças obtidas serão processadas e analisadas por meio de histometria, imunoistoquímica e microtomografia a fim de verificar o dano tecidual no tempo imediato e a capacidade de formação óssea dessas cavidades no tempo de 60 dias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, LEONARDO DE FREITAS; RIBEIRO DE CARVALHO REIS, ERIK NEIVA; BONARDI, JOAO PAULO; DE LIMA, VALTHIERRE NUNES; ARANEGA, ALESSANDRA MARCONDES; PONZONI, DANIELA. Influence of surgical ultrasound used in the detachment of flaps, osteotomy and odontosection in lower third molar surgeries. A prospective, randomized, and ``split-mouth{''} clinical study. MEDICINA ORAL PATOLOGIA ORAL Y CIRUGIA BUCAL, v. 25, n. 4, p. E461-E467, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.