Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos híbridos de pontos interiores/exteriores e de suavização de funções em problemas multiobjetivo de despacho econômico/ambiental

Processo: 14/20853-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2015 - 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Antonio Roberto Balbo
Beneficiário:Antonio Roberto Balbo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Edméa Cássia Baptista ; Leonardo Nepomuceno
Assunto(s):Métodos de pontos interiores  Otimização não linear 

Resumo

Este projeto visa a investigação, proposição e implementação de um método determinístico envolvendo o método previsor-corretor primal-dual de pontos interiores, que explora a estratégia de pontos exteriores relativa à função barreira logarítmica modificada, métodos de suavização de funções e métodos de resolução de problemas multiobjetivos, visando a sua aplicação em problemas multiobjetivos de despacho econômico, com a inserção de pontos de válvula, e de despacho ambiental, de interesse em sistemas de energia elétrica. Pretende-se desenvolver um procedimento híbrido que explora os métodos de pontos interiores/exteriores, os métodos de aproximante de funções spline hermitiana, da função sigmóide e de suavização hiperbólica e os métodos de solução de problemas multiobjetivo da Soma ponderada, do µ-restrito e de programação por metas. Este método híbrido será implementado em linguagem de programação MatLab e utilizado para determinar soluções eficientes, no sentido de Pareto ótimas, para os problemas multiobjetivo de despacho econômico/ambiental. O método visa a minimização dos custos dos combustíveis empregados na geração termoelétrica de energia e/ou a minimização da emissão de poluentes na natureza, os quais são objetivos conflitantes, de tal forma a atender as restrições operacionais do sistema de geração, considerando também a restrição de representação da transmissão do sistema. Após a implementação computacional, serão realizados testes computacionais em problemas de despacho econômico/ambiental para avaliação do desempenho do método proposto e a comparação dos resultados com a de outros métodos divulgados na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, ELIS; BALBO, ANTONIO ROBERTO; DA SILVA, DIEGO NUNES; NEPOMUCENO, LEONARDO; BAPTISTA, EDRNEA CASSIA; SOLER, EDILAINE MARTINS. Deterministic approach for solving multi-objective non-smooth Environmental and Economic dispatch problem. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 104, p. 880-897, JAN 2019. Citações Web of Science: 4.
DE LIMA, CAMILA; BALBO, ANTONIO ROBERTO; DONADON HOMEM, THIAGO PEDRO; FLORENTINO SILVA, HELENICE DE OLIVEIRA. A hybrid approach combining interior-point and branchand-bound methods applied to the problem of sugar cane waste. Journal of the Operational Research Society, v. 68, n. 2, p. 147-164, FEB 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.