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História da arte e história da cultura: uma abordagem historiográfica

Processo: 14/25206-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 02 de março de 2015
Data de Término da vigência: 01 de junho de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Cássio da Silva Fernandes
Beneficiário:Cássio da Silva Fernandes
Pesquisador visitante: Maurizio Ghelardi
Instituição do Pesquisador Visitante: Scuola Normale Superiore (SNS), Itália
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte  História da cultura  Historiografia  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aby Warburg | História da Arte | História Da Cultura | Historiografia da Arte | Jacob Burckhardt | HIstória da Arte

Resumo

O Projeto Pesquisador Vistante junto ao Departamento de História da Arte da UNIFESP, direcionado ao Prof. Dr. Maurizio Ghelardi (Scuola Normale Superiore di Pisa, Itália), incluirá colaboração de pesquisa, participação em atividades docentes, co-orientação de alunos de graduação e pós-graduação, participação em reuniões de grupo de pesquisa, conferências e deve ser exposto em três tópicos, a saber: 1) O Prof. Dr. Maurizio Ghelardi é um dos mais importantes pesquisadores europeus na área de historiografia da arte. Membro do Comitê Científico para edição crítica da obra de Jacob Burckhardt, responsável pela organização e edição de escritos histórico-artísticos de Burckhardt na Itália, Suíça e Alemanha. É editor para Fundação Getty (Los Angeles) da obra de Burckhardt em língua inglesa. É responsável pela organização e edição, na Itália, da última grande obra de Heinrich Wölfflin, A Itália e o sentimento alemão da forma (2001). M. Ghelardi responsabilizou-se pela organização e edição em italiano da obra de Aby Warburg, onde figuram textos inéditos em língua original (alemão). Além disso, é colaborador de atividades culturais do Museu do Louvre (Paris), do Instituto Warburg (Londres) e do Kunsthistorisches Institut de Florença, e membro do Comitê Científico do Graduierten Kolleg de Bonn. Dentre suas obras principais estão: La scoperta del Rinascimento. L'etá di Raffaello di Jacob Burckhardt (1991) e Aby Warburg. La lotta per lo stile (2012).2)A colaboração com o Pesquisador Visitante, Maurizio Ghelardi, iniciou-se em 2001, quando o Prof. Responsável, Cássio Fernandes, cumpriu estágio de Doutorado Sanduíche por 18 meses na Universidade de Pisa e na Scuola Normale Superiore di Pisa, sob supervisão de Maurizio Ghelardi e Sandro Barbera, resultando na tese defendida em 2002, na UNICAMP: A figura do homem entre palavra e imagem: autobiografia e retrato pictórico no Renascimento de Jacob Burckhardt. Desde então, o contato acadêmico entre o Prof. Responsável e o Pesq. Visitante manteve-se ativo, intensificando-se a partir de 2009, quando Ghelardi passou a atuar em eventos e cursos de curta duração em Minas Gerais (onde Cássio Fernandes era professor) e, em seguida, em São Paulo. Sob supervisão de M. Ghelardi, Cássio Fernandes organizou, traduziu e editou os escritos de Jacob Burckhardt: O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento (Ed. UNICAMP/UNIFESP, 2012), Atualmente, Cássio Fernandes desenvolve pesquisa financiada pelo CNPq, com foco na historiografia da arte a partir das obras de Burckhardt, Warburg e Martin Wackernagel: "Colecionismo e comitência artística na civilização italiana do Renascimento: um estudo historiográfico" (Proc. Nº 471173/2013-4). A vinda de Maurizio Ghelardi como Pesquisador Visitante contribuirá com a referida pesquisa, já que seu escopo de investigação é coincidente e resultará na organização e tradução para a língua portuguesa de textos inéditos de Aby Warburg. Assim, a estadia na UNIFESP de Maurizio Ghelardi será fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa, além de aprofundar a colaboração entre UNIFESP e Scuola Normale Superiore di Pisa, instituições que se encontram em vias de oficialização de acordo de cooperação. 3) Esta proposta é fundamental para o fortalecimento do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. O DHA surgiu com a criação do Bacharelado em História da Arte, em 2009, iniciativa pioneira ao propor a articulação da Arte com as Ciências Humanas e o primeiro a constituir-se de forma autônoma nas universidades paulistas. O Programa de Pós-Graduação em História da Arte, aprovado pela CAPES em 2013, como espaço de pesquisa e produção de conhecimento histórico-artístico, tem a historiografia da arte como elemento fundamental. A contribuição do Pesquisador Visitante virá de encontro aos propósitos de consolidação do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP. (AU)

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