Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações entre avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros: estudo em dez municípios da Federação

Processo: 14/17940-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Adriana Bauer
Beneficiário:Adriana Bauer
Instituição Sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: João Luiz Horta Neto ; Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Assunto(s):Administração da educação  Avaliação da educação  Prática de ensino  Município 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | Gestão Educacional | Municípios | Avaliação e gestão educacional

Resumo

Este projeto de pesquisa busca ampliar o conhecimento acerca da apropriação das avaliações em larga escala pelas gestões municipais, investigando atributos de avaliações propostas por iniciativa desta esfera administrativa, bem como suas eventuais implicações, na gestão educacional. Por meio da identificação de iniciativas de avaliação nos municípios brasileiros, e também da caracterização dos usos dos resultados das avaliações federais e estaduais nessa esfera administrativa, busca-se investigar os desenhos avaliativos que estão sendo propostos pelas gestões municipais e suas eventuais implicações na gestão educacional, no trabalho dos profissionais de ensino, no currículo proposto, nas práticas pedagógicas e em interações que alunos e famílias estabelecem com a escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)