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Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil

Processo: 14/50722-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Galciani Maria Neves de Araújo
Beneficiário:Galciani Maria Neves de Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Artes Plásticas. Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FA-FAAP). Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte  Arte brasileira  Crítica de arte  Comunicação  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Critica De Arte | Critica De Processo | Historia Da Arte No Brasil | Mediacao | Processos Criticos

Resumo

A pesquisa discute a crítica de arte brasileira, buscando atenuar a ausência de debate acerca de tal atividade no Brasil. Foram investigados modos de aproximação e mediação dos acontecimentos artísticos, debates no espaço público, critérios de análise de críticos brasileiros. Sendo eles: Aracy Amaral, Frederico Morais, Ronaldo Brito, Paulo Sergio Duarte, Annateresa Fabris, Paulo Venâncio Filho, Fernando Cocchiarale, Glória Ferreira, Tadeu Chiarelli, Cristina Freire, Mareio Doctors, Mônica Zielinsky, Maria Amélia Bulhões, Sônia Salzstein foram entrevistados e investigados à luz de seus processos. Sob a perspectiva da crítica de processo, proposta por Cecilia Salles, foram elaborados onze campos de procedimentos críticos, que possibilitaram a compreensão da crítica de arte em sua realidade complexa, como um exercício inventivo de tradução intersemiótica, como propõe Júlio Plaza. (AU)

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