Busca avançada
Ano de início
Entree

V Congresso da SOFELP - Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa

Processo: 15/06440-8
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 26 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 28 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação  Formação  Ensino de filosofia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Filosofia | Filosofia da Educação | Filosofia e educação básica | Filosofia e ensino superior | Filosofia e Formação | Formação | Filosofia da Educação

Resumo

O V Congresso da SOFELP - Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa, cujo tema central será: O papel formativo da Filosofia, promovido pela SOFELP, pela Faculdade de Educação da UNICAMP e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE, tem como objetivo debater a respeito das possibilidades de contribuição da Filosofia na formação de crianças e jovens nos Ensino Fundamental e Médio, dos futuros profissionais no Ensino Superior e, de modo especial, na formação dos Educadores. Terá lugar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2015. Muito se tem falado e escrito a respeito da importância da Filosofia na formação humana e especialmente na formação das novas gerações, ainda que os caminhos atuais da sociedade apontem para direção, se não oposta, ao menos de não valorização da presença da Filosofia nos processos formativos. Da Filosofia e das Humanidades em geral. Os discursos educacionais têm apontado com mais ênfase para a formação direcionada ao mercado de trabalho e têm deixado de lado ou mesmo silenciado a respeito da necessidade de formação para o "mercado" mais importante que é o das trocas ou das interações humanas. Que entendimentos de formação humana têm presidido as propostas educacionais? Que entendimentos relativos às contribuições da Filosofia têm estado presentes nas falas que a propõem como componente necessário nos vários níveis da educação formal e na vida em geral das pessoas? Há entendimentos diversos presentes nos mais variados discursos educacionais relativos à formação humana e relativos ao papel da Filosofia aí (pois é disso que se trata). Que entendimentos são esses? Como trabalhar com eles e como vê-los na ótica da própria Filosofia. Trata-se de temática pertinente à área da Filosofia da Educação e o convite é para que os profissionais desta área venham trazer suas contribuições ao debate e também para encaminhamentos produtivos relativos ao papel formativo da Filosofia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)