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VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia - A experiência do pensar em educação: identidade ou diferença

Processo: 15/08996-3
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 08 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 11 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Divino José da Silva
Beneficiário:Divino José da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação  Moral  Formação de professores  Identidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diferença | Educação | Experiência do Pensar | formação de professores | Identidade | moral | Filosofia da Educação

Resumo

O VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia que tem como tema "A experiência do pensar em educação: identidade ou diferença" é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Filosofia e será realizado no período de 08 a 11 de setembro de 2015 na UNESP de Presidente Prudente. Ao eleger a experiência do pensar em educação articulado às noções de identidade e diferença, pretende-se trazer para o debate os problemas relativos às diversas compreensões acerca do caráter moralizador da escola e da possibilidade de se constituir um tempo e um espaço para o pensar sobre a ética, as condutas adotadas em consonância ou não com a atual configuração da biopolítica. Nesse âmbito das discussões, interessa-nos debater até que ponto essa eticidade pode se constituir num dos aspectos da formação de professores, conferindo à experiência e ao pensar dela decorrentes um lugar de destaque entre os saberes e práticas escolares, ao mesmo tempo em que a moralidade que esses sujeitos investem em sua ação pode se instituir como uma forma de propiciar a formação das futuras gerações em torno de um princípio de identidade ou de princípios de identidades. Desse modo o VI SIEF visa: (1) contribuir para a reflexão sobre as possíveis interfaces entre os campos da Educação e da Filosofia; (2) divulgar os resultados das pesquisas em Filosofia da Educação e acerca do Ensino de Filosofia (em seus diversos níveis), enquanto subáreas do conhecimento em que essa relação interdisciplinar acontece; (3) promover uma autorreflexão acerca da produção acadêmica nessas subáreas e a troca de experiência entre os seus pesquisadores; (4) e propor desafios conjuntos e iniciativas interinstitucionais nesse campo de pesquisa. Tendo em vista estas preocupações pretende-se manter no VI SIEF a pluralidade teórica, evitando o fechamento em uma única perspectiva ou em perspectivas majoritárias. (AU)

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