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Caminhos cruzados e Um lugar ao sol: o projeto literário de Erico Veríssimo

Processo: 15/16269-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Maria Rosa Duarte de Oliveira Sekiguchi
Beneficiário:Maria Rosa Duarte de Oliveira Sekiguchi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura  Discurso literário  Romance  Personagens  Autor  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caminhos cruzados | encaixe | Érico Veríssimo | função-autor | saga | Um lugar ao sol | Romance

Resumo

Esta dissertação trata da relação entre autor-criador e texto literário em Caminhos Cruzados (1935) e Um Lugar ao Sol (1936) de Erico Verissimo, sob as perspectivas do desdobramento de uma narrativa em outra e a de personagens-escritoras partilhando a função autoral com Verissimo-criador, posicionado na fissura entre o escritural e o biográfico. Questionávamos sobre o significado dessa multiplicação de vozes autorais no projeto Verissiano e os vínculos que estabelecem com sua posição de escritor no contexto do Neorrealismo dos anos 30. Elaboramos as hipóteses a partir de dois pressupostos: o de personagens-escritoras revelando-se como dobras do próprio autor em uma dinâmica de encaixe entre narrativas e o da "saga" como núcleo estruturante de um projeto literário em processo de (re)escrita. Os fundamentos teóricos partiram dos estudos de Foucault, Bakhtin, Barthes e Giorgio Agamben sobre a função-autor, do conceito de encaixe de Todorov e do de saga de Johnni Langer, além de estudos críticos como os de Antonio Candido, Flávio Loureiro Chaves e Maria da Glória Bordini. Na análise, foram selecionados pares de personagens-escritoras, Noel-Fernanda e Vasco-Clarissa, que apontavam para o confronto entre projetos literários numa relação de afastamento-aproximação do engajamento social, refletindo o conflito de Verissimo no contexto neorrealista de 1930. Observou-se, também, o encaixe entre narrativas e entre personagens-autoras, ampliando o referencial de análise que abrangeu as demais obras do autor. Isto revelou uma arquitetônica cuja raiz é a saga, vista sob nova faceta: aquela que se tece entre famílias de narrativas. Concluímos que Caminhos Cruzados e Um Lugar ao Sol instauram a reflexão entre autor e texto literário por meio da migração de personagens e da tessitura de um romance no outro, fazendo da "saga" o princípio estético composicional do projeto Verissiano, comprometido com o fazer artístico e, ao mesmo tempo, com o homem e a sociedade. (AU)

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