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EMU 2 concedido no processo 2014/50279-4: motor de combustão interna com acesso óptico

Processo: 15/18029-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Julio Romano Meneghini
Beneficiário:Julio Romano Meneghini
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50279-4 - Brasil Research Centre for Gas Innovation, AP.PCPE
Assunto(s):Combustão  Gás natural  Combustão turbulenta  Energia  Combustíveis alternativos  Óptica  Motores de combustão interna  Aquisição de equipamentos  Equipamentos multiusuários  Infraestrutura de pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:combustão turbulenta | Combustíveis alternativos e renováveis | energia | Gás natural | Motor de combustão interna | Técnica Ópticas de Diagnóstico de Combustão | Combustão
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento:Caracterização de Materiais - Análises Químicas - Monitoramento de gases
Equipamentos de grande porte - Ambiente controlado - Combustão
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Este projeto visa estudar sistemas avançados de combustão usando diesel e misturas gasosas para aplicações em motores de combustão interna. O objetivo principal é investigar, enfocando os processos físicos fundamentais, a combustão de misturas de gás natural inflamado por sprays de piloto diesel. Misturas ar-combustível sub-ótimas resultam em emissões de hidrocarbonetos não queimados (UHC). Em particular, uma das mais graves emissões UHC é a liberação do metano não queimado (CH4) que apresenta potencial de efeito de estufa na atmosfera (methane slip). Para entender melhor a origem desta emissão de metano, é necessário profundo conhecimento do processo de formação de mistura turbulenta [1] [2]. O Motor com Acesso Óptico com elevados níveis de pressão (de até 100bar) é único no Brasil. Este equipamento propiciará a execução de pesquisas e investigações no estado da arte no tópico motores de combustão interna. A flexibilidade do equipamento permite a investigação de diversos aspectos relacionados a utilização com combustíveis tradicionais e alternativos. Os pesquisadores do Brasil, em particular do Estado de São Paulo, terão acesso ao equipamento por meio de um sistema de agendamento através de sítio com endereço próprio, assim otimizando sua utilização e consequentemente os recursos aplicados pela Fapesp. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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