Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação de combustão de spray de etanol para aplicação em motores de combustão interna

Processo: 13/02940-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Guenther Carlos Krieger Filho
Beneficiário:Flavio Cesar Cunha Galeazzo
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etanol

Resumo

A utilização de etanol como fonte de energia renovável se torna cada vez mais importante no cenário energético nacional. Novas tecnologias como a injeção direta de combustível, que consiste na injeção de combustível na forma de spray diretamente nas câmaras de combustão, podem aproveitar melhor o maior potencial do etanol do que motores convencionais. Apesar do seu grande potencial, ainda não são comercializados veículos com injeção direta que trabalhem com etanol. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo computacional baseado na Fluidodinâmica Computacional (CFD) da câmara de combustão de um motor de combustão interna em regime transiente, utilizando a tecnologia de injeção direta de combustível e operando com etanol, incluindo a modelagem do spray de etanol e a sua combustão em regime turbulento. A combustão em motores utilizando injeção direta de combustível é mais complexa do que em motores convencionais, muitas vezes alterando o regime de combustão entre pré-misturado e parcialmente pré-misturado dependendo da potência exigida do motor. Modelos de combustão turbulenta robustos, capazes de simular os vários regimes de combustão encontrados nesse motores serão utilizados, como o modelo híbrido FGM (Flamelet Generated Manifolds). Os modelos computacionais serão validados tanto com dados disponíveis na literatura quanto com resultados experimentais obtidos pelo grupo de pesquisa no Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental (LETE) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, incluindo experimentos em um motor com acesso ótico usando etanol como combustível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA GALEAZZO, FLAVIO CESAR; FUKUMASU, NEWTON KIYOSHI; DENEV, JORDAN ASENOV; WEIS, CHRISTOF; HABISREUTHER, PETER; KRIEGER FILHO, GUENTHER CARLOS. Change in Flame Geometry of an Ethanol Spray Flame by Varying the Spray Characteristics. COMBUSTION SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 191, n. 9 JULY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.