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O lugar do lugar no ensino de geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira - SP

Processo: 15/16580-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Lisângela Kati Do Nascimento
Beneficiário:Lisângela Kati Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem  Ensino de geografia  Formação de professores  Currículo  Lugar  Vale do Ribeira (SP)  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagens Significativas | curriculo | Ensino de Geografia | formação de professores | lugar | Vale do Ribeira | Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho se propôs a compreender os sentidos do Lugar para alunos e professores do município de Cajati, na região do Vale do Ribeira, São Paulo. O objetivo principal foi investigar se a categoria de lugar é utilizada como referência para a contextualização de conteúdo das aulas de Geografia e se contribui para aprendizagens significativas dos alunos e compreensão complexa do lugar. Outro objetivo foi analisar a proposta curricular de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para as escolas estaduais a fim de verificar se este currículo possibilita relacionar os conteúdos propostos com a realidade do município e da região. Os múltiplos olhares dos diferentes sujeitos desta pesquisa indicam que o Lugar vivido ainda não é objeto de conhecimento na escola. O lugar parece estar desconectado do mundo estudado e ser uma realidade imutável, naturalizada e não uma construção social histórica, passível de ser compreendida e transformada. Se falta conhecimento por parte dos alunos sobre a geografia do município e da região do Vale do Ribeira, falta também para os professores que, em sua formação inicial, não tiveram a oportunidade de estudar o seu Lugar e não se apropriaram das teorias para compreender o Lugar como pressuposto do ensino de Geografia, bem como de metodologias para tornar o Lugar objeto de conhecimento. A experiência das Oficinas Pedagógicas realizadas com professores nos mostra que um processo de formação continuada pode contribuir decisivamente para ressignificar o mundo vivido dos alunos, condição fundamental para o Lugar se transformar em objeto de conhecimento e estudo nas práticas de ensino de Geografia. (AU)

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