Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de fonoterapia intensiva em pacientes com fissura labiopalatina

Processo: 15/11312-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Inês Pegoraro Krook
Beneficiário:Maria Inês Pegoraro Krook
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Insuficiência velofaríngea  Motricidade oral  Fala  Fissura palatina  Fonoterapia 

Resumo

Introdução:Muitas crianças com alterações de fala decorrentes da fissura labiopalatina permanecem isoladas por causa da sua inabilidade de comunicação. A fonoterapia é necessária para prevenir ou eliminar as alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea em indivíduos com fissura labiopalatina. Objetivo: Descrever um Programa de Terapia Intensiva (PTI) para tratamento das alterações de fala decorrentes da fissura palatina e comparar os resultados de fala dos pacientes antes e após o Programa de Terapia Intensiva. Material e métodos: Serão selecionados pacientes com disfunção velofaríngea por erro de aprendizagem no uso do mecanismo velofaríngeo para a fala, de ambos os sexos, com idade mínima de 16 anos. O PTI será realizado com 45 sessões, divididas em 5 fases: avaliação clínica da fala e avaliação nasométrica pré-terapia (fase 1); fonoterapia para eliminar as articulações compensatórias (fase 2); eliminação da hipernasalidade e adequação da ressonância de fala (fase 3); automatização do som alvo em fala espontânea (fase 4) avaliação clínica da fala e avaliação nasométrica pós-terapia (fase 5). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, GABRIELA ZUIN; BRESSMANN, TIM; RILLO DUTKA, JENNIFER DE CASSIA; WHITAKER, MELINA EVANGELISTA; DE BOER, GILLIAN; DE CASTRO MARINO, VIVIANE CRISTINA; PEGORARO-KROOK, MARIA INES. Analysis of oral-nasal balance after intensive speech therapy combined with speech bulb in speakers with cleft palate and hypernasality. JOURNAL OF COMMUNICATION DISORDERS, v. 85, MAY-JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.