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Ópera e representação histórica na obra de Carlos Gomes

Processo: 15/22107-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Denise Scandarolli Inacio
Beneficiário:Denise Scandarolli Inacio
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História do Brasil  Musicologia  Ópera  Memória  Identidade  Carlos Gomes  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carlos gomes | História e Musicologia | Identidade | memória | ópera | História do Brasil

Resumo

Dentre os grandes nomes da arte brasileira, mais precisamente da música, se encontra o de Antônio Carlos Gomes. Suas composições, cujo estilo operístico é o mais consagrado, e sua trajetória como artista foram apontados em vários discursos de diferentes épocas como exemplo de êxito da arte brasileira e, em alguns deles, utilizado como representação do nacional ou exaltação do mesmo. Essa visão da existência de uma postura ideológica nacionalista, sem uma definição clara do que significa o termo, permeia a análise de suas obras até os dias atuais. Mas, em meio aos vários discursos sobre o compositor, o que este trabalho busca é compreender o discurso estruturado por seus contemporâneos no decorrer de seu percurso profissional, enfocando a relação entre seu trabalho e a crítica musical, além da construção de sua própria imagem como compositor. (AU)

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