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Gestão de operações em aeroportos internacionais: um estudo sobre práticas direcionadoras de eficiência

Processo: 16/08970-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Pacagnella Junior
Beneficiário:Antonio Carlos Pacagnella Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alessandro Lucas da Silva ; Cristiano Morini ; Paulo Sergio de Arruda Ignacio
Assunto(s):Eficiência  Gestão de operações 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroportos internacionais | análise envoltória de dados | Eficiência | Gestão de Operações | Gestão de operações

Resumo

Aeroportos são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento econômico de regiões e países, tendo em vista que são agentes de integração e facilitadores das relações de fornecimento e consumo para itens de alto valor agregado e/ou com alto nível de obsolescência. Ao observar o panorama global, principalmente com relação a aeroportos internacionais é possível perceber que nos últimos anos, devido ao crescimento do tráfego de cargas e passageiros, novas regulamentações, novas rotas de serviço, a entrada de companhias to tipo low cost, a proliferação das alianças entre companhias aéreas, e a interligação de aeroportos de porte médio por meio de transporte ferroviário e rodoviário e as privatizações, tem obrigado os aeroportos deste tipo a manterem excelência em suas operações maximizando sua eficiência, o que leva a redução de custos e ao aumento de sua competitividade. Entretanto, aeroportos são organizações complexas cujo desempenho depende de diversos tipos de operações como o embarque e desembarque, o controle de tráfego de aeronaves no ar e no solo, a movimentação de cargas, a manutenção da segurança e a gestão de terceiros, como serviços de apoio, lojas e praças de alimentação. Considerando este cenário, este projeto tem por objetivo principal, compreender como práticas de gestão de operações podem influenciar a eficiência em aeroportos internacionais. Ao atingir este objetivo, espera-se que este projeto traga duas contribuições principais: a primeira é científica, pois na literatura disponível sobre o assunto não há consenso sobre quais seriam estas práticas e a segunda é que a partir destas descobertas pode ser possível sugerir melhoras nas operações dos aeroportos internacionais brasileiros, buscando melhorar sua competitividade (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACAGNELLA JUNIOR, ANTONIO CARLOS; HOLLAENDER, PAULO SODRE; MAZZANATI, GIOVANNI VITALE; BORTOLETTO, WAGNER WILSON. Efficiency drivers of international airports: A worldwide benchmarking study. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 90, . (16/08970-7)
PACAGNELLA JUNIOR, ANTONIO CARLOS; HOLLAENDER, PAULO SODRE; MAZZANATI, GIOVANNI VITALE; BORTOLETTO, WAGNER WILSON. Infrastructure and Flight Consolidation Efficiency of Public and Private Brazilian International Airports: A Two-Stage DEA and Malmquist Index Approach. JOURNAL OF ADVANCED TRANSPORTATION, v. 2020, . (16/08970-7)