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I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial

Processo: 16/03089-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 18 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 20 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Beneficiário:Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Educação inclusiva  Educação para deficientes  Microcefalia  Formação de professores  Práticas pedagógicas  Eventos científicos e de divulgação  Reuniões científicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concepção de deficiência | Educação Especial e Inclusiva | formação de professores | Intersetorialidade | Microcefalia e estimulação precoce | prática pedagógica | Educação Especial e Educação Inclusiva

Resumo

O tema oficial proposto será: Desenhos Contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: fundamentos, formação, práticas com o objetivo de debater o cenário atual da Educação Especial frente às políticas de uma educação inclusiva, Assim, está programada a Conferência Magna de abertura, sob o título O encontro com o outro: o manchar /desmanchar nas relações cotidianas entre os profissionais, a família e a escola, que será proferida pelo Drº Eduardo de la Vega, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales da Argentina. A proposta é discutir de forma problematizadora as relações humanas como demarcadoras das diferenças e como audiência que "mancha" o sujeito com uma interpretação e julgamento moral sobre a diferença. Também teremos uma Conferência Final, O DSM V e os diagnósticos frente ao contexto escolar: questão da medicalização e patologização da aprendizagem, a ser proferida por Drº Paul Baker, secretário da International Mental Health Collaborating Network, do Reino Unido, problematizando a questão do diagnóstico e seu impacto na escola, a medicalização indevida e a solução de problemas pedagógicos ou sóciofamiliares por meio de medicamentos e diagnósticos imprecisos e, muitas vezes, incorreto. O evento contará com, além da Conferência Magna inicial e final, cinco mesas redondas e 17 minicursos, que tratarão de assuntos variados, com a preocupação de oferecer, ainda que brevemente, algumas ferramentas de trabalho para o cotidiano de pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Para a disseminação e debate dos conhecimentos recentes em Educação Especial, estão programadas Sessões de Comunicação Oral e Sessões de Pôster, nesta edição com a utilização de um sistema multimídia que são os monitores 42 LED FULL HD, que permitem maior visualização e interatividade nas apresentações, as Rodas de Conversa Temáticas (RCT) e os Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT), que serão conduzidos por pesquisadores convidados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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