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Pesquisa- Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral

Processo: 15/21973-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Beneficiário:Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Santa Bárbara D'Oeste , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Carolina José Maria ; Glaucia Uliana Pinto ; Josemeri Aparecida Jamielniak ; Lorival Fante Júnior
Bolsa(s) vinculada(s):16/20398-7 - Prática pedagógica de professores de Ciências da Natureza e Matemática do ensino médio de escolas de ensino integral, BP.TT
16/12988-9 - Prática pedagógica de professores de Ciências da Natureza e Matemática do ensino médio de escolas de ensino integral, BP.TT
Assunto(s):Ensino de física  Ensino de química  Ensino médio  Mediação pedagógica  Ensino de matemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Ensino de Matemática | Ensino De Química | Ensino Médio | Mediação Pedagógica | representações semióticas | Educação em Ciências e Matemática

Resumo

Esse projeto tem como foco as Ciências da Natureza (Física e Química) e Matemática no ensino médio em escolas públicas de tempo integral do Estado de São Paulo. Pretende-se, a partir de uma pesquisa cooperativa investigar as práticas de professores dessas áreas em sala de aula do ensino médio e contribuir para a melhoria da mediação pedagógica e da qualidade da aprendizagem dos alunos. Caso aprovado, dará continuidade a dois outros projetos já concluídos (FAPESP 2009/54874-6 e CNPq 407257/2012-8) que trataram da mediação pedagógica. Os dados desses projetos apontam que uma das grandes dificuldades dos alunos do ensino médio nas áreas de ciências da natureza e matemática são as representações semióticas (simbólicas). Optamos por trabalhar com a escola de educação integral, pois em decorrência do maior tempo de dedicação ao ensino, há uma expectativa que os docentes diversifiquem a oferta das diferentes abordagens pedagógicas e aprimorem a sua formação. Os objetivos são investigar como está sendo colocada em prática a educação integral em escolas da rede pública de Piracicaba/SP, identificar os registros semióticos e as dificuldades dos alunos e redimensionar as práticas pedagógicas com o apoio da pesquisa intervenção, entre outros. Pretende-se montar um grupo de trabalho- profissionais da escola pública, professores formadores e professores em formação-, observar e propor algumas aulas sobre determinadas temáticas, filmá-las, transcrevê-las em detalhes e analisá-las em conjunto. As análises serão feitas com base nos pressupostos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento, buscando-se os indícios mostrados nos atos de apropriação de conhecimentos, característica da análise microgenética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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