Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação da Logística Reversa no Varejo: Analise das Práticas e Resultados Alcançados com a Gestão de Resíduos do Setor

Processo: 16/01328-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2016 - 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Sergio Silva Braga Junior
Beneficiário:Sergio Silva Braga Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Gerenciamento de resíduos  Sustentabilidade  Logística reversa  Varejo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão de Resíduos | Logística Reversa | Sustentabilidade | varejo | Logística Reversa

Resumo

A crescente conscientização ecológica, preservação ambiental, justiça social e preocupação com as gerações futuras estão diretamente relacionadas à maneira dos empresários processarem seus produtos e serviços. O crescimento do varejo resulta da diversificação do setor com o intuito de atender às necessidades dos consumidores e seu nível de exigência. Pressionado pelo consumidor e por leis ambientais, a adoção de práticas de preservação ambiental estão se fortalecendo dentro do varejo supermercadista. O objetivo da presente pesquisa é analisar as vantagens econômicas e ambientais que resultam da implementação da logística reversa no varejo supermercadista. Para atingir o objetivo proposto será realizado um estudo junto a 18 supermercados no interior do Estado de São Paulo para comparar volumes e tipos de resíduos que são coletados por meio da logística reversa. Para mensurar as vantagens ambientais, será utilizado método MIPS (Material Input Per Service unit) que indica a quantidade de recurso utilizado para a produção de um produto ou serviço mensurando quantitativamente o volume de material biótico e abiótico que deixa de ser produzido e o volume de agua e ar que deixa de ser poluído com a produção de novos materiais. Por meio da regressão logística espera-se avaliar se as características dos supermercados estão relacionadas com o volume de resíduos reciclados e reutilizados com as práticas de logística reversa. Logo, a adoção de práticas de logística reversa no varejo poderão ser avaliadas para diferentes tamanhos de mercados quanto a sua viabilidade econômica, ambiental e social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, K. T. S.; BRAGA, S. S., JR.; SILVA, D.; SATOLO, E. G.; MULA, J; BARBASTEFANO, R; DIAZMADRONERO, M; POLER, R. Reverse Logistics for Return Management in Retail: A Systematic Literature Review from 2007 to 2016. NEW GLOBAL PERSPECTIVES ON INDUSTRIAL ENGINEERING AND MANAGEMENT, v. N/A, p. 9-pg., . (16/01328-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.