Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanofibras poliméricas condutoras obtidas por eletrofiação para aplicação em sensores e heterojunções

Processo: 16/06288-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Deuber Lincon da Silva Agostini
Beneficiário:Deuber Lincon da Silva Agostini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesq. associados:Clarissa de Almeida Olivati ; Neri Alves
Assunto(s):Polímeros conjugados  Nanofibras 

Resumo

A proposta deste projeto é desenvolver nanofibras de matrizes dos polímeros isolantes (MIs), PVDF, PMMA e PVA, funcionalizadas com os polímeros intrinsecamente condutores (PICs), PAni, PPy e PEDOT, visando uma aplicação como sensores dos gases amônia (NH3), monóxido de carbono (CO) e ácido cianídrico (HCN). Será realizado também o estudo da interação das MI citadas para derivados de fulerenos (PCBM), na utilização em heterojunções de dispositivos orgânicos fotovoltaicos (OPVs) definindo qual concentração e qual matriz é mais indicada para a produção de nanofibras MI/PCBM. Inicialmente será realizado um estudo sobre o limite de percolação do polímero condutor (PIC) e do PCBM na matriz isolante (MI), em seguida uma investigação sobre os parâmetros ideais de eletrofiação, para definir e garantir a reprodutibilidade de nanofibras homogêneas, com o mínimo de diâmetro possível, analisadas através das técnicas de caracterização: espectroscopia microRaman, ultravioleta UV-Vis, microscopia eletrônica de varredura (MEV); e propriedades condutoras satisfatórias, investigadas através de medidas elétricas AC/DC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOGNANI, GUILHERME; CABRERA, FLAVIO CAMARGO; JOB, ALDO ELOIZO; DA SILVA AGOSTINI, DEUBER LINCON. Morphology of Electrospun Non-Woven Membranes of Poly(vinylidene fluoride-co-hexafluoropropylene): Porous and Fibers. FIBERS AND POLYMERS, v. 20, n. 3, p. 512-519, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.