Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de jogo computadorizado para aumentar a habilidade de comunicação de crianças com transtorno do espectro do autismo

Processo: 15/12248-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Marcia Aparecida Silva Bissaco
Beneficiário:Marcia Aparecida Silva Bissaco
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Campus da Sede Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alessandro Pereira da Silva ; Daieny Panhan Theodório ; Silvia Cristina Martini Rodrigues ; Terigi Augusto Scardovelli ; Vera Socci ; Wolley Willians Silva
Assunto(s):Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunicação e socialização | crianças | expressões faciais e emoções | Jogo computadorizado | tea | Transtorno do Espectro do Autismo | Tecnologia Computacional

Resumo

O transtorno do espectro do autismo (TEA) possui três características fundamentais que afetam o desenvolvimento das crianças, que são inabilidade de interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Segundo a OMS há mais de 70 milhões de pessoas com TEA no mundo e, conforme a Sociedade Brasileira de Autismo, quase 2 milhões de brasileiros com TEA. Uma das principais causas da inabilidade de interagir socialmente está vinculada à dificuldade no reconhecimento das expressões faciais associado às emoções. Assim sendo, nesta pesquisa será desenvolvido um jogo computadorizado para auxiliar na minimização dessa dificuldade. Para isso, serão usados princípios de Engenharia de Software e de jogos de entretenimento e também consideradas as habilidades particulares ao grau de acometimento do TEA segundo critérios da American Psychological Association (APA). A avaliação deste jogo enquanto método de ensino lúdico será realizada por 5 psicólogos, 2 psicopedagogos, 5 educadores e 5 especialistas em jogos e sua efetividade será verificada com o auxílio de 90 crianças divididas em dois grupos, sendo G1 composto por 30 crianças com diagnóstico de TEA e G2 por 30 crianças normais. Serão realizados testes de software e de efetividade e aos resultados serão aplicados testes estatísticos como análise de variância e teste de normalidade. Espera-se com o desenvolvimento deste jogo estimular a percepção das emoções de crianças com TEA e, consequentemente, ampliar a interação social delas, contribuindo na tarefa de educadores, psicólogos e pais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO PEREIRA DA SILVA; FLAVIO CEZAR AMATE; FELIPE RODRIGUES MARTINÊZ BASILE; CESÁRIO BIANCHI FILHO; SILVIA CRISTINA MARTINI RODRIGUES; MARCIA APARECIDA SILVA BISSACO. AACVOX: mobile application for augmentative alternative communication to help people with speech disorder and motor impairment. Res. Biomed. Eng., v. 34, n. 2, p. 166-175, . (15/12248-2)
SILVA BISSACO, MARCIA APARECIDA; FRERE, ANNIE FRANCE; BISSACO, LUIZ FERNANDO; MANRIQUE, ANA LUCIA; DIRANI, ELY; RUGERRO, NIUBE; AMATE, FLAVIO CEZAR. A computerized tool to assess reading skills of students with motor impairment. MEDICAL ENGINEERING & PHYSICS, v. 77, p. 31-42, . (15/12248-2)
ALMEIDA, LEANDRO M.; DA SILVA, DIEGO P.; THEODORIO, DAIENY P.; SILVA, WOLLEY W.; RODRIGUES, SILVIA CRISTINA M.; SCARDOVELLI, TERIGI A.; DA SILVA, ALESSANDRO P.; BISSACO, MARCIA APARECIDA S.. ALTRIRAS: A Computer Game for Training Children with Autism Spectrum Disorder in the Recognition of Basic Emotions. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTER GAMES TECHNOLOGY, v. 2019, p. 16-pg., . (15/12248-2)
ALMEIDA, LEANDRO M.; DA SILVA, DIEGO P.; THEODORIO, DAIENY P.; SILVA, WOLLEY W.; RODRIGUES, SILVIA CRISTINA M.; SCARDOVELLI, TERIGI A.; DA SILVA, ALESSANDRO P.; BISSACO, MARCIA APARECIDA S.. ALTRIRAS: A Computer Game for Training Children with Autism Spectrum Disorder in the Recognition of Basic Emotions. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTER GAMES TECHNOLOGY, . (15/12248-2)
DA CRUZ NETTO, OVIDIO LOPES; MARTINI RODRIGUES, SILVIA CRISTINA; DE CASTRO, MARCUS VASCONCELOS; DA SILVA, DIEGO PEREIRA; DA SILVA, ROBSON RODRIGUES; BRANCATO DE SOUZA, RICHARD RIBEIRO; FERREIRA DE SOUZA, ADRIANA A.; SILVA BISSACO, MARCIA APARECIDA. Memorization of daily routines by children with Down syndrome assisted by a playful virtual environment. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (15/12248-2)
ANTUNES, B. R.; ABREU, F. D. L.; RODRIGRUES, S. C. M.; SILVA, D. P.; BONINI, L. M. M.; BISSACO, M. A. S.; COSTAFELIX, R; MACHADO, JC; ALVARENGA, AV. Computerized Method for Teaching the Brazilian Sign Language. XXVI BRAZILIAN CONGRESS ON BIOMEDICAL ENGINEERING, CBEB 2018, VOL. 2, v. 70, n. 2, p. 5-pg., . (15/12248-2)