Bolsa 20/02327-0 - Comunicação, Desenvolvimento da linguagem - BV FAPESP
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Comparação do perfil socioeducacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista verbais e não verbais

Processo: 20/02327-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Daniela Gisley de Sousa Costa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação   Desenvolvimento da linguagem   Transtorno autístico   Transtorno do espectro autista   Coleta de dados   Diagnóstico clínico   Avaliação fonoaudiológica   Avaliação de necessidades educacionais   Consentimento esclarecido   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | Comunicação | desenvolvimento | Linguagem | Linguagem

Resumo

O autismo é uma condição caracterizada pelo desenvolvimento acentuadamente anormal e prejudicado no que se refere à interação social, nos diferentes modos de comunicação e no comportamento. Os aspectos pragmáticos e a estruturação de narrativa tendem a ser os maiores desafios em relação ao desenvolvimento da linguagem nas crianças com autismo. O comprometimento da comunicação nos quadros de TEA, afeta tanto as habilidades verbais quanto não verbais, em graus variados. Na presente pesquisa, o PEP-R será utilizado como ferramenta para obtenção de dados quantitativos e qualitativos para comparação de desempenho de autistas verbais e não verbais. O objetivo do presente estudo é comparar o perfil socioeducacional de crianças com Transtorno de Espectro Autista verbais e não verbais. Como instrumento de coleta de dados será utilizado o PEP - R, em que serão analisados todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento e perfil socioeducacional de crianças com TEA. Serão avaliadas 30 crianças de 3 a 12 anos de idade, com diagnóstico médico de Transtorno do Espectro Autista, segundo o DSM-5 e o CID-10, sem patologia associada e em início de atendimento fonoaudiológico, sendo 15 verbais (Grupo 1) e 15 não verbais (Grupo 2), mediante o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Além disso, os grupos serão pareados por idade e sexo. Serão realizadas análises comparativas entre os dois grupos, sendo quantitativas e qualitativas, com aplicação de testes estatísticos.

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