Busca avançada
Ano de início
Entree

Laboratório do sensível: comunicação, consumo e arte

Processo: 16/11236-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:João Luís Anzanello Carrascoza
Beneficiário:João Luís Anzanello Carrascoza
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda  Consumo  Produção artística  Artes  Literatura  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Comunicação | Consumo | Literatura | Publicidade | Comunicação e consumo

Resumo

O livro "Laboratório do sensível - Comunicação, Consumo e Arte", reúne a produção acadêmica do primeiro ano de estudos dos membros do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Arte, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo. Este grupo de pesquisa, único no Brasil que se dedica a investigar as interfaces entre esses três campos do conhecimento (comunicação, consumo e arte), trabalhou em 2015 com foco em duas frentes de pesquisa - 1) consumo, arte e poética midiática e 2) consumo, literatura e comunicação publicitária -, e a presente coletânea de artigos é fruto dessa produção. A obra reúne textos de pesquisadores nacionais, como o coordenador do GP, João Anzanello Carrascoza, e Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, da Universidade Federal de Goiás, além de doutorandos, mestres e mestrandos do PPGCOM-ESPM. Apresenta, também, textos de seus membros internacionais, Maria Luisa Garcia Guardia, da Universidad Complutense de Madrid, e John Sinclair, da Universidade de Melbourne, que trazem relevantes aportes teóricos e empíricos para as discussões iniciadas pelo grupo. A publicação da obra é, portanto, uma forma de partilhar com a academia os resultados do projeto inaugural desse Grupo de Pesquisa, relacionados à concepção da arte, sua produção e consumo (daquilo que é sensível) e seus contornos em dimensão expandida - desdobramento advindo de sua gênese (já que toda arte é, em algum grau, contaminada por outra arte). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)