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Teste do desenho da figura humana: estudos de atualização - ii

Processo: 16/07109-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Helena Rinaldi Rosa
Beneficiário:Helena Rinaldi Rosa
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores maturacionais de Koppitz  Avaliação psicológica  Desenho de figuras humanas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Desenho de figuras humanas | Dfh-Iii | indicadores emocionais | Indicadores Maturacionais de Koppitz | Avaliação Psicológica

Resumo

A avaliação psicológica infantil se constitui numa das maiores demandas sociais para a Psicologia na atualidade, tendo em vista as queixas trazidas sobre as crianças nas diversas áreas de atuação do psicólogo. O Desenho da Figura Humana - DFH é um dos testes psicológicos mais empregados na avaliação psicológica infantil, permitindo a avaliação psicológica sob enfoque cognitivo ou de aspectos emocionais. Vários autores propuseram diferentes formas de avaliação nos diversos aspectos observados na representação gráfica da figura humana. Neste trabalho serão empregados dois sistemas de avaliação desenvolvimental, o proposto por Wechsler, designado de DFH-III, aprovado pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI, e o proposto por Koppitz em 1968 nos Estados Unidos. A presente pesquisa irá investigar a validade concorrente do Desenho da Figura Humana comparando os desenhos da figura masculina e da feminina pontuados nos dois sistemas de correção, feitos por escolares de 5 a 11 anos, de ambos os sexos. A aplicação será individual e ocorrerá nas escolas, sem prejuízo das atividades desenvolvidas na instituição. Espera-se assim contribuir com a qualidade dos instrumentos para a avaliação psicológica infantil para que possam ser usados com maior segurança na prática profissional. (AU)

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