Busca avançada
Ano de início
Entree

Regionalidade e Consumo: uma análise da influência dos significados culturais do produto regional sobre a decisão de compra dos consumidores da região a ela associados.

Processo: 16/12326-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Silvio Augusto Minciotti
Beneficiário:Silvio Augusto Minciotti
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Joiza Angélica Sampaio de Andrade
Assunto(s):Identidade  Consumo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | Identidade | regionalidade | Produtos regionais

Resumo

A relação entre consumo e construção de identidade tem sido tema de interesse do campo de estudo do comportamento do consumidor. O ato de consumir determinado produto pode sinalizar um processo de autoafirmação, reconhecimento dos valores e crenças e diferenciação social. Este projeto se propõe estudar o comportamento do consumidor de cajuína, produto típico do Piauí, por meio de uma pesquisa do tipo qualitativa. Nesse sentido, o estudo contará com o auxílio da técnica Laddering para coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas. O objetivo deste estudo centra-se em identificar e analisar a influência do significado cultural da Cajuína, enquanto produto regional, sobre a decisão de compra dos consumidores do Piauí. Assim, visa-se contribuir na produção de conhecimento sobre o comportamento do consumidor de alimentos, em especial, de produtos enraizados em culturas locais, por meio da pesquisa sobre o consumo de cajuína, no Estado do Piauí (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)