Busca avançada
Ano de início
Entree

Encontro Científico"Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas"

Processo: 16/25764-1
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 24 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 26 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Mônica Appezzato Pinazza
Beneficiário:Mônica Appezzato Pinazza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil  Infância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Infancia | Pesquisa com crianças | Formação de Profissionais da Educação na Infância

Resumo

O Encontro Científico "Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas" pretende trazer ao centro do debate a questão da avaliação em educação infantil, um tema bastante atual no campo educacional brasileiro, que aparece estreitamente vinculado ao conceito de qualidade da/na educação e, por extensão, à abordagem da documentação pedagógica. Em torno dessas temáticas coexistem posturas teóricas e práticas distintas e, até mesmo, conflituosas, o que requer explicitações essenciais dos princípios norteadores de dois paradigmas distintos de avaliação da qualidade: o tradicional e o contextual, que decorrem justamente de formas diferentes de se pensar e fazer a pedagogia da infância, ou seja, de gramáticas pedagógicas que subjazem a esses paradigmas. Este evento destinado à temática da avaliação e desenvolvimento da qualidade em educação infantil integra-se aos propósitos de formação profissional, pesquisa e transformação de práticas educativas expressos nas realizações do Grupo de Pesquisa "Contextos Integrados de Educação Infantil", da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desde 2001.Destinado a professores e pesquisadores do campo da educação da primeira infância, a alunos de graduação e pós-graduação e professores e gestores da educação básica, pretende-se que o Encontro Científico se desenvolva a partir de palestras ministradas por pesquisadores internacionais e nacionais e debates suscitados pelas explanações, em torno das concepções pedagógicas subjacentes aos métodos avaliativos de qualidade. O intuito é incrementar as discussões relativas ao tema da avaliação da qualidade de modo a ampliar as possibilidades de reflexão sobre as práticas correntes de avaliação no âmbito da educação da infância e a indicar caminhos plurais de desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)