Busca avançada
Ano de início
Entree

Energia térmica dos nanotubos de carbono no tratamento da tontura cervical proprioceptiva

Processo: 16/20176-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Roseli Saraiva Moreira Bittar
Beneficiário:Roseli Saraiva Moreira Bittar
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono  Tontura  Calor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:calor | Coluna cervical | nanotubos de carbono | reabilitação vestibular | tontura | Otorrinolaringologia - Otoneurologia

Resumo

Os nanotubos de carbono (NTC) fazem parte de uma nova classe de materiais utilizados de forma promissora nas diversas áreas da nanomedicina. Quando o NCT é colocado em contato com a musculatura tensa, as bobinas absorvem as ondas eletromagnéticas originadas pelo músculo tenso e geram uma corrente elétrica que ao fluir por sua estrutura em espiral produz energia térmica. O aquecimento provocado pelo NTC promove vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo. Em caso de hipersensibilidade local a nanotecnologia tem sido efetiva no alívio da dor, permitindo a manipulação local sem a utilização de medicação analgésica e anti-inflamatória. Trata-se de um avanço em tratamento, uma vez que esses pacientes abusam cronicamente de drogas analgésicas para alívio de suas dores. OBJETIVO: É nosso objetivo elevar os índices de efetividade nos tratamentos de reabilitação de equilíbrio corporal que têm origem no segmento cervical. Para tanto, pretendemos observar o efeito dos NTC em pacientes com tontura de origem cervical. MÉTODO: Após inclusão no estudo, os sujeitos serão submetidos à avaliação específica da tontura, dor e limitações do segmento cervical. A avaliação será feita por meio de questionários clínicos, avaliação clínica do segmento cervical medida da tensão muscular e imagens obtidas pela ultrassonografia além de documentação qualitativa e quantitativa do equilíbrio e função labiríntica por meio de equipamentos: posturografia dinâmica computadorizada (PDC) e potenciais miogênicos evocados da região cervical (VEMP). Após documentação do estado clínico inicial e a confirmação da etiologia muscular do processo doloroso e do desequilíbrio, os sujeitos serão randomizados em dois grupos. O grupo de estudo fará fisioterapia cervical + NTC ativo e o grupo placebo fará a fisioterapia cervical e NTC inativo. Os pacientes seguirão a rotina de exames e responderão ao questionário no primeiro dia de estudo, quando serão colocados os NTC. A partir de então, os NTC serão trocados 15º dia e novos exames realizados aos 30 e 60 dias. Os resultados serão comparados entre si para atestar a efetividade na nova tecnologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CESAR BERTOLDO GARCIA; NEDISON GOMES PAIM ALVES; ROSELI SARAIVA MOREIRA BITTAR. A new treatment for cervical dizziness. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 89, n. 6, . (16/20176-4)