Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização microestrutural de compósitos de matriz de alumínio AA6061 reforçados por nanotubos de carbono de paredes múltiplas

Resumo

A presente proposta de Projeto de Pesquisa Regular, com duração de dois anos, visa complementar as atividades desenvolvidas em um projeto anterior, na modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (FAPESP - BPE, processo 2012/07831-2). Mais especificamente, visa a completa caracterização microestrutural de compósitos de matriz de alumínio AA6061 reforçados por dispersão de nanotubos de carbono de pareces múltiplas (MWCNT), que foram produzidos pelo proponente no Centro Nacional de Investigaciones Científicas (CENIM-CSIC, Espanha) durante a vigência da bolsa acima mencionada, pela rota da metalurgia do pó: moagem de alta energia (MAE) e extrusão direta a quente (EDQ). Esta caracterização microestrutural tem como objetivo estabelecer uma correlação entre os parâmetros de processo empregados na obtenção das barras de compósito, a microestrutura resultante e as interessantes propriedades mecânicas obtidas e já parcialmente avaliadas. Técnicas de microscopia eletrônica de varredura e transmissão (MEV/MET) assistidas por espectroscopia por energia dispersiva (EDS) e difração de elétrons (SAED), calorimetria diferencial de varredura (DSC) e difração de raios-X (DR-X) serão empregadas. Finalmente, com base na avaliação miroestrutural e nos estudos térmicos, espera-se estabelecer condições ótimas de tratamento térmico que combinem os efeitos endurecedores da dispersão dos MWCNT e da precipitação de fases a partir de átomos de soluto, presentes na liga. Estas novas condições de tratamento térmico serão validadas por ensaios de dureza. Espera-se que este efeito combinado resulte numa resistência mecânica superior à exibida pelas ligas comerciais disponíveis no mercado, e que a metodologia desenvolvida seja aplicável a outras ligas de alumínio endurecíveis por precipitação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRAVESSA, DILERMANDO N.; DA ROCHA, GEOVANA V. B.; CARDOSO, KATIA R.; LIEBLICH, MARCELA. Carbon Nanotube-Reinforced Aluminum Matrix Composites Produced by High-Energy Ball Milling. Journal of Materials Engineering and Performance, v. 26, n. 6, p. 2998-3006, JUN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.