Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção e caracterização mecânica e microestrutural de compósitos de matriz de alumínio aeronáutico reforçados por nanotubos de carbono

Processo: 12/07831-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de setembro de 2012
Vigência (Término): 02 de março de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Dilermando Nagle Travessa
Beneficiário:Dilermando Nagle Travessa
Anfitrião: Marcela Lieblich Rodriguez
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):Materiais compósitos de matriz metálica   Superligas   Metalurgia do pó   Nanotubos de carbono

Resumo

Este projeto visa a obtenção de compósitos de matriz de alumínio de alta resistência, reforçados por dispersão de nanotubos de carbono (ou CNT - carbon nanotubes). A matriz será constituída da liga AA6061 (Al-Mg-Si) de uso aeronáutico e endurecível por precipitação. A fase de reforço será constituída por CNTs de paredes múltiplas (ou MWCNTs - muilti walled carbon nanotubes) obtidos por CVD (chemical vapor deposition) e disponíveis comercialmente. Antes da incorporação, os CNTs serão funcionalizados com o objetivo de promover uma maior interação com a matriz metálica. A incorporação dos CNT (entre 1 e 2% em peso) será feita pelo processo de metalurgia do pó, empregando a moagem de alta energia dos precursores (pó da liga e CNTs), seguida de uma etapa intermediária de compactação e finalmente extrusão a quente. Barras, assim obtidas, serão submetidas a tratamentos térmicos visando a melhor combinação entre endurecimento por precipitação e reforço pelos CNTs dispersos. Pretende-se obter um compósito cuja resistência mecânica supere a resistência das ligas de alumínio comercialmente disponíveis. Para uma perfeita medida do efeito dos CNTs na liga AA6061, barras sem reforço serão obtidas pela mesma rota de processo empregada para o compósito e caracterizadas. Este trabalho será realizado em cooperação com o Centro Nacional de Investigações Metalúrgicas (CENIM - Espanha), onde se fará toda a etapa de processamento e parte da caracterização do compósito obtido. O CENIM e seus pesquisadores possuem vasta experiência em processamento de compósitos de matriz de alumínio, sobretudo nas rotas de metalurgia do pó e extrusão a quente. Além disso, o CENIM possui adequada infraestrutura para a caracterização dos compósitos obtidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRAVESSA, DILERMANDO N.; DA ROCHA, GEOVANA V. B.; CARDOSO, KATIA R.; LIEBLICH, MARCELA. Carbon Nanotube-Reinforced Aluminum Matrix Composites Produced by High-Energy Ball Milling. Journal of Materials Engineering and Performance, v. 26, n. 6, p. 2998-3006, JUN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.