Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes Individuais e Contextuais em Ações Educacionais a Distância

Processo: 16/21689-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Thaís Zerbini
Beneficiário:Thaís Zerbini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/24227-5 - Determinantes individuais e contextuais em ações educacionais a distância, BP.TT
17/12233-0 - Determinantes Individuais e Contextuais em Ações Educacionais a Distância, BP.TT
Assunto(s):Educação a distância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | Efetividade de Treinamento | Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas

Resumo

As intensas e rápidas mudanças econômicas e sociais que perpassam o mundo do trabalho têm exigido dos diversos atores desse cenário o investimento maciço em processos contínuos de aprendizagem que possibilitem a qualificação constante. Nesse contexto, a educação a distância (EaD) é analisada como uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. Além disso, por ser mediada por tecnologias da informação e comunicação (TIC), é plenamente utilizável em instituições de ensino superior, no ambiente corporativo e aberto, já que possibilita o desenho de eventos educacionais focados em situações específicas, além de ampliar e democratizar o acesso às oportunidades de treinamento. Observa-se na literatura a ausência de avaliações sistemáticas de treinamento em diferentes níveis e pequena produção tecnológica em avaliação de treinamentos na modalidade EAD. Diante desse cenário, a discussão sobre a avaliação de ações educacionais a distância, mediadas pela internet, e a sistematização de conhecimentos sobre o tema, é de extrema relevância. Dadas agendas de pesquisa anteriores, o objetivo geral do presente projeto é mensurar a efetividade de cursos a distância, em especial, os ofertados pela internet, utilizando, como variáveis independentes características da clientela, de reações dos participantes ao curso e de variáveis contextuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)