Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre o microbioma do trato respiratório de aves saudáveis e aves diagnosticadas com colibacilose

Resumo

O trato respiratório é um reservatório para vários microrganismos. A presença de doenças nos pulmões altera as condições necessárias para o crescimento microbiano no trato respiratório. Portanto, doenças no trato respiratório podem alterar a composição da microbiota residente. A associação entre alterações na microbiota e doenças é conhecida. Em aves, por exemplo, a infecção pelo vírus da bronquite infecciosa das galinhas (IBV) facilita a colonização e produção de doenças por Escherichia coli (colibacilose). As linhagens de E. coli associadas à colibacilose são conhecidas como APEC (Avian Pathogenic E. coli). Embora existam trabalhos prévios relatando os constituintes da microbiota intestinal de aves, pouco se conhece a respeito da microbiota do trato respiratório. O presente trabalho tem como objetivo determinar a microbiota do trato respiratório de aves saudáveis e aves diagnosticadas com colibacilose. A microbiota será determinada usando sequenciamento de nova geração (NGS). As unidades taxonômicas operacionais (OTUs), presentes nas duas populações serão comparados. Dessa forma, os OTUs associados a cada população serão identificados. Adicionalmente, os genomas das linhagens APECs serão sequenciados e anotados. Este trabalho pode mostrar quais microrganismos estão associados ao microbioma do trato respiratório de aves saudáveis e aves com colibacilose. Outro aspecto do trabalho é o sequenciamento de genomas de APEC e comparação com genomas de E. coli comensais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, BRUNA RAFAELA DOS SANTOS; DERAMI, MARIANA SILVEIRA; PAIXAO, DOUGLAS ALVAREDO; PERSINOTI, GABRIELA FELIX; DIAS DA SILVEIRA, WANDERLEY; MALUTA, RENATO PARIZ. Comparison between the intestinal microbiome of healthy fish and fish experimentally infected with Streptococcus agalactiae. AQUACULTURE RESEARCH, v. 51, n. 8, p. 3412-3420, AUG 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.