Busca avançada
Ano de início
Entree

(Re) construindo as práticas pedagógicas cotidianas no Jardim de Infância Caetano Campos (1896-1945)

Processo: 17/04435-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Alessandra Arce Hai
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Larry Prochner
Assunto(s):História da educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decroly | Friedrich Froebel | História das Idéias Pedagógicas | Historia da Educação

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apreender, compreender, conhecer, (re) construir as práticas cotidianas presentes no Jardim de Infância Caetano Campos entre 1896 e 1945. Revelando o processo de apropriação e materialização em práticas pedagógicas das proposições educacionais de autores como Friedrich Froebel, Ovide Decroly, John Dewey. Como dar vida a uma prática pedagógica do passado, atribuir-lhe movimento, cor, som? Como adentrar novamente a uma sala de aula que não mais existe? A sala de aula, espaço de vida dos discursos sobre e para a prática pedagógica, como uma caixa, guarda dentro de suas paredes as apropriações dos professores das ideias pedagógicas em circulação, transmutando-as, adaptando-as, reinventando-as, reproduzindo-as, integrando-as, mesclando-as ao que já existia, ao que perdura no cotidiano escolar. Analisar esses processos aqui descritos com as lentes do transnacionalismo nos leva a compreensão de que é perigoso e insensato procurar fazer análises bilaterais que procurem definir a viagem de teorias e ideias como simples tentativas de se replicar conteúdos e práticas. Não buscaremos pela originalidade, fidelidade da apropriação das ideias em contexto adverso ao da sua produção. Procuraremos compreender os processos sofridos por essas ideias em suas viagens apreendendo os usos, transformações, adaptações e transmutações ocorridas em sua chegada e incorporação ao contexto que as recepciona. Para tanto recorreremos as diversas fontes: diários feitos pelas professoras, periódicos educacionais, livros de registro, materiais didáticos e outras fontes que nos fornecerem pistas e rastros das práticas pedagógicas. Trabalharemos com o aporte teórico-metodológico pautado na história cultural em especial nos estudos historiográficos de caráter transnacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)