Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da ampliação de affordances no ambiente domiciliar no desenvolvimento motor de lactentes em risco para atrasos no desenvolvimento: ensaio clínico randomizado

Resumo

Introdução: Há evidências que proporcionar oportunidades de ação/movimento (affordances) no ambiente domiciliar pode influenciar positivamente o desenvolvimento motor de lactentes. Lactentes que vivem em situação de pobreza estão em maior risco para atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Entretanto, há escassos estudos sobre como a ampliação de affordances no ambiente domiciliar poderia beneficiar o desenvolvimento motor de lactentes os expostos a riscos socioambientais. Objetivo: Verificar o efeito de ampliação das affordances no ambiente domiciliar no desenvolvimento psicomotor de lactentes em risco para atraso no desenvolvimento. Métodos: Participarão deste ensaio clínico randomizado controlado, 26 lactentes entre 6-8 meses de idade, inseridos no programa da Pastoral da Criança, alocados em dois grupos: 1) grupo controle, 2) grupo intervenção. Os lactentes serão avaliados em 4 momentos: A) Linha de Base (LB), Pós- Intervenção (PI)- 1 (1 mês após a LB); PI- 2 (1 mês após a PI-1), PI- 3 (6 meses após a PI-2). Os lactentes serão avaliados por meio dos instrumentos: Affordances in the Home Environment for Infant Motor Development - Infant Scale, Alberta Infant Motor Scale e, Bayley Scales of Infant and Toddler Development-III. Ademais, a exploração manual de 3 objetos diferentes será filmada por 1 câmera digital (3 minutos) e as imagens analisadas por meio do Datavyu software. Na fase de intervenção, os pais/cuidadores deverão realizar diariamente atividades em prono, supino, sentado, em pé e movimentação espontânea com 03 brinquedos, durante 4 semanas, em suas próprias residências. Poderão ser aplicados testes paramétricos e não-paramétricos dependendo das condições de homogeneidade e normalidade da amostra, nível de significância ±=5%. Resultados Esperados: Espera-se fornecer insights para os profissionais da área de fisioterapia em pediatria sobre como intervir/prevenir limitações e orientar pais/cuidadores para favorecer desenvolvimento psicomotor de lactentes em risco para atrasos no desenvolvimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, ANDREA BARALDI; MIQUELOTE, AUDREI FORTUNATO; CABRERA SANTOS, DENISE CASTILHO. Motor affordance at home for infants living in poverty: A feasibility study. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 51, p. 52-59, MAY 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.