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Aplicação da metodologia de projeto voltada à modularidade no estudo de alternativas construtivas e de controle em veículos elétricos

Processo: 16/00187-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva
Beneficiário:Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Franco Giuseppe Dedini
Assunto(s):Controle de máquinas  Dinâmica veicular  Veículos elétricos  Mecatrônica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle | dinamica veicular | Projeto modular | Veículos Elétricos | Mecatrônica

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo da modularidade em sistemas complexos. Neste contexto uma análise modular das configurações de um veículo elétrico e de um robô móvel serão desenvolvidos. Robôs modulares são sistemas compostos de unidades independentes nas quais é possível uma reconfiguração para atendimento dos objetivos que identificam sua função. Um Veículo Modular da mesma forma é um sistema em que cada componente pode ser reconfigurado para o atendimento das funções iniciais requeridas, mesmo quando um ou mais componentes são retirados ou alterados. Neste projeto, o foco será a capacidade dos módulos de um veículo elétrico de se reconhecerem a fim de atender a configuração desejada, atuando de forma similar a um robô modular. Para isso um levantamento bibliográfico vasto deve ser feito sobre veículos elétricos, robôs modulares, sistemas de controle e as possíveis ferramentas a serem utilizadas para a identificação dos módulos e a comunicação entre eles. O levantamento bibliográfico será conduzido de forma a abordar todos os assuntos envolvidos no desenvolvimento do projeto. Para viabilizar a estrutura modular, a estratégia de controle também deve seguir o projeto modular para os motores e seus periféricos, a fim de obter um controle robusto e seguro. O resultado previsto será a obtenção do conceito de um veículo elétrico modular reconfigurável manualmente no qual os módulos serão reconhecidos e poderão ser adequados para a configuração original de trabalho. (AU)

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