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Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de Física do Enem

Processo: 17/06238-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Mauricio Urban Kleinke
Beneficiário:Mauricio Urban Kleinke
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física  Avaliação da educação  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  Análise socioeconômica  Estudantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Bourdieu | Devolutivas Educacionais | Enem | status socioeconômico | Ensino de Física

Resumo

Em cada ano, milhões de candidatos participam do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), composto por quatro testes de escolha múltipla e uma dissertação. O teste de Ciências Naturais consiste em 45 itens de múltipla escolha, com cinco alternativas, uma correta e quatro falsas (distratores); onde cerca de 15 itens podem conter conceitos de Física para serem resolvidos. A nota dos alunos de Física pode estar correlacionada com a trajetória educacional e com o status socioeconômico familiar, próximo à linha teórica das obras de Bourdieu, onde o capital cultural e o desempenho escolar apresentam correlação. Um dos objetivos deste projeto é entender como a resposta dos itens de Física pode ser afetada ou estar correlacionada com o status socioeconômico (SES) dos candidatos. Para caracterizar o ESE, propomos usar o questionário socioeconômico do Enem para traçar um paralelo com o chamado Critério de Classificação Econômica Brasileira (Critérios Brasil). Este critério baseia-se em uma série de indicadores relacionados à educação do chefe de família e outros, como número de geladeiras, computadores, empregados, carros, banheiros, etc. Um protocolo atribuindo pontos e pesos aos itens socioeconômicos permite criar uma nova escala de SES. Também pretendemos realizar uma análise detalhada do raciocínio e dos algoritmos matemáticos ou físicos que levam os alunos à escolha da alternativa errada (distratores). Combinando SES e proposições de raciocínio acadêmico esperamos definir uma estrutura de reconhecimento de itens de física. Com essas ferramentas de análise, esperamos entender onde são encontradas as maiores dificuldades para candidatos de diferentes classes sociais. Este relatório pode ser transformado em material de apoio didático - no sentido de devolutivas - e pode vir a ser utilizado pelos professores para validar as maiores dificuldades enfrentadas - principalmente pelos alunos das escolas públicas - na resolução de problemas do Enem, e contribuir para melhorar o seu processo de ensino. (AU)

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