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Arte em tempos de exceção: a Documenta de Kassel na Era da guerra ao terror

Processo: 17/07832-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Gabriel Ferreira Zacarias
Beneficiário:Gabriel Ferreira Zacarias
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea  Documenta  História da arte  Teoria da arte  Estado de exceção  Terrorismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte contemporânea | Documenta | Estado de Exceção | História das Exposições | teoria da arte | terrorismo | História da Arte

Resumo

A pesquisa visa estudar como a arte contemporânea respondeu a nova ordem mundial da Guerra ao Terror. Iniciada pela administração de George W. Bush, a Guerra ao Terror marcou uma ruptura tanto geopolítica quanto discursiva de profundas consequências, podendo ser considerada como um ponto de viragem com relação à ordem global característica do neoliberalismo. Com o fim da Guerra Fria e o avanço da globalização, pareceu triunfar uma arte igualmente globalizada que teve seu discurso crítico orientado pelo pensamento pós-colonial. Mas com os ataques às torres gêmeas em Nova York e as subsequentes invasões norte-americanas no Oriente Médio, surgiu um novo cenário que, para alguns críticos, decretou a caducidade do discurso pós-colonial. Diversos artistas procuraram responder, de diferentes formas, a esse novo contexto geopolítico marcado pela percepção predominante de uma ordem emergencial assente em paradigmas normativos de exceção. Para apreender esse fenômeno, estudaremos notadamente as três edições da Documenta de Kassel - mais importante exposição periódica da arte contemporânea - que ocorreram ao longo desse período. Analisaremos o discurso curatorial da exposição qüinqüenal, assim como obras específicas de artistas que trabalharam sobre a questão, podendo, a partir daí, estabelecer paralelos com outras exposições. Acreditamos que esse estudo específico auxiliará no esclarecimento de questões mais amplas de âmbito epistemológico referentes à definição da arte contemporânea e ao seu estatuto na atualidade. (AU)

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