Busca avançada
Ano de início
Entree

Caffeine affects heart rate autonomic control and blood pressure recovery after aerobic exercise in young adults

Resumo

O período de recuperação pós-exercício está associado a mudanças na modulação autonômica, o que pode promover um ambiente intercorrente favorável. A cafeína tem a capacidade de liberar catecolaminas, mas seus efeitos após a prática de exercícios físicos são mal explorados. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos agudos da cafeína sobre o controle autonômico da freqüência cardíaca e parâmetros cardiorrespiratórios após exercício aeróbico de intensidade moderada. 32 jovens do sexo masculino (23,59 ± 3,45 anos) foram submetidos a: 1) Teste de exercício cardiopulmonar; 2) Protocolo Placebo e 3) Protocolo de cafeína, que consistiu em 15 minutos de repouso, 30 minutos de exercício em uma esteira para 60% de VO2pico, seguido de 60 minutos de recuperação. Os índices de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e os parâmetros cardiorrespiratórios foram determinados em diferentes momentos durante os protocolos. A cafeína demonstrou ser capaz de atrasar a recuperação parasimpática, avaliada pelos índices RMSSD e SD1, promovendo a recuperação tardia da pressão arterial nas condições basais; No entanto, não influenciou o comportamento dos índices de freqüência respiratória, saturação de oxigênio e freqüência de domínio da VFC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZAGA, LUANA ALMEIDA; MARQUES VANDERLEI, LUIZ CARLOS; GOMES, RAYANA LOCH; VALENTI, VITOR ENGRACIA. Caffeine affects autonomic control of heart rate and blood pressure recovery after aerobic exercise in young adults: a crossover study. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, . (16/02994-1, 17/14800-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.