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Treinadores de sentido: notas etnográficas sobre atividades motivacionais modernas

Processo: 17/14636-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Beneficiário:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Programação neurolinguística  Ontologias (organização da informação)  Aulas  Motivação  Publicações de divulgação científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividades motivacionais | Coaching | Gurus | large group awareness training | ontologias da modernidade | Pnl | antropologia do centro

Resumo

O objeto desta dissertação são as atividades motivacionais modernas, ou seja, atividades voltadas para a criação de um estímulo em indivíduos que, supõe-se, necessitam de um sentido para seu trabalho e/ou sua vida. Tais atividades demandam interrupções da rotina e uma reflexão sobre a própria trajetória do praticante, e há uma oferta variada de produtos com esse fim, oferecidos por empresas especializadas. Neste trabalho nos concentramos em analisar palestras motivacionais, um grupo de encontro de fim de semana chamado Leader Training e o coaching associado à programação neurolinguística (PNL). Buscamos realizar observações participantes, entrevistas e análises de material de divulgação, livros, vídeos e sítios da internet a fim de conseguir apreender essas práticas em suas diversas facetas. Nossa análise e interpretação buscou compreender os mecanismos e estratégias dessas atividades para construção de sua eficácia, por meio de narrativas e performances que buscam realinhar as intenções dos participantes com uma noção convencional de sucesso e felicidade, observando as diferentes maneiras como o discurso científico é acionado e o religioso é sutilmente sugerido na elaboração de seus conteúdos. Operando comparações das descrições de campo com a teoria antropológica, em intersecção com uma análise baseada nos pressupostos dos science studies na sua forma de conceber o moderno em suas simetrias com o não-moderno, acreditamos ter contribuído com a ampliação do olhar sobre o objeto. (AU)

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