Busca avançada
Ano de início
Entree

Mechanical and microbiological characterization of the novel bioactive composites

Processo: 17/50290-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Convênio/Acordo: University of New South Wales
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Flavia Gonçalves
Beneficiário:Flavia Gonçalves
Pesq. responsável no exterior: Lamie Kruzic
Instituição no exterior: University of Wales, País de Gales
Instituição-sede: Universidade Ibirapuera (UNIB). Campus Chácara Flora. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos  Nanotecnologia  Materiais restauradores do canal radicular  Quitosana  Cárie dentária  Cooperação internacional 

Resumo

Cáries secundárias são uma das principais causas de falhas em restaurações diretas de resina composta. Atualmente, existe a necessidade de desenvolver materiais restauradores odontológicos com habilidade de auto- selamento, resistindo à caries secundárias através de um efeito antimicrobiano. O atual projeto regular FAPESP, tem como objetivo desenvolver um composto restaurador bioativo com propriedades antimicrobianas e remineralizantes utilizando nanoesferas de quitosano carregadas com fosfato de cálcio. No entanto, são necessários mais estudos para compreender as propriedades mecânicas, microestrutura e desempenho mecano-biológico desses novos materiais restauradores. Consequentemente, a equipe da UNSW pretende usar suas r novas metodologias para avaliar in vitro o desempenho mecânico do novo compósito bioativo. A sua metodologia única permite testes mecânicos em um ambiente de simulação oral, que inclui os fatores microbiológicos, físicos e químicos similares ao ambiente bucal. Além disso, a colaboração proposta com o projeto FAPESP proporcionará a equipe da UNSW acesso exclusivo ao conhecimento sobre aplicações de nanoesfera de quitosana para materiais odontológicos. A nanotecnologia, que pode entregar não só fosfato de cálcio, mas também várias drogas e fatores de crescimento de interesse, também tem potencial para ser transferido em diferentes materiais de matriz, como o ionômero de vidro modificado com resina (RMGIC), uma área de interesse de pesquisa para a equipe da UNSW. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRUZIC, JAMIE J.; ARSECULARATNE, JOSEPH A.; TANAKA, CARINA B.; HOFFMAN, MARK J.; CESAR, PAULO F. Recent advances in understanding the fatigue and wear behavior of dental composites and ceramics. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 88, p. 504-533, DEC 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.