Busca avançada
Ano de início
Entree

Mechanical and microbiological characterization of the novel bioactive composites

Processo: 17/50290-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Convênio/Acordo: University of New South Wales
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Flavia Gonçalves
Beneficiário:Flavia Gonçalves
Pesq. responsável no exterior: Lamie Kruzic
Instituição no exterior: University of Wales, País de Gales
Instituição-sede: Universidade Ibirapuera (UNIB). Campus Chácara Flora. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos  Nanotecnologia  Materiais restauradores do canal radicular  Quitosana  Cárie dentária 

Resumo

Cáries secundárias são uma das principais causas de falhas em restaurações diretas de resina composta. Atualmente, existe a necessidade de desenvolver materiais restauradores odontológicos com habilidade de auto- selamento, resistindo à caries secundárias através de um efeito antimicrobiano. O atual projeto regular FAPESP, tem como objetivo desenvolver um composto restaurador bioativo com propriedades antimicrobianas e remineralizantes utilizando nanoesferas de quitosano carregadas com fosfato de cálcio. No entanto, são necessários mais estudos para compreender as propriedades mecânicas, microestrutura e desempenho mecano-biológico desses novos materiais restauradores. Consequentemente, a equipe da UNSW pretende usar suas r novas metodologias para avaliar in vitro o desempenho mecânico do novo compósito bioativo. A sua metodologia única permite testes mecânicos em um ambiente de simulação oral, que inclui os fatores microbiológicos, físicos e químicos similares ao ambiente bucal. Além disso, a colaboração proposta com o projeto FAPESP proporcionará a equipe da UNSW acesso exclusivo ao conhecimento sobre aplicações de nanoesfera de quitosana para materiais odontológicos. A nanotecnologia, que pode entregar não só fosfato de cálcio, mas também várias drogas e fatores de crescimento de interesse, também tem potencial para ser transferido em diferentes materiais de matriz, como o ionômero de vidro modificado com resina (RMGIC), uma área de interesse de pesquisa para a equipe da UNSW. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRUZIC, JAMIE J.; ARSECULARATNE, JOSEPH A.; TANAKA, CARINA B.; HOFFMAN, MARK J.; CESAR, PAULO F. Recent advances in understanding the fatigue and wear behavior of dental composites and ceramics. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 88, p. 504-533, DEC 2018. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.