Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepção de novas nanopartículas de sílica com base em líquidos iônicos para aplicações biomédicas

Processo: 17/26471-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de junho de 2018 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mateus Borba Cardoso
Beneficiário:Mateus Borba Cardoso
Pesquisador visitante: Sébastien Livi
Inst. do pesquisador visitante: Institut National des Sciences Appliquées Lyon (INSA Lyon), França
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/25406-5 - Organizando a matéria: colóides formados por associação de surfactantes, polímeros e nanopartículas, AP.TEM
Assunto(s):Nanomedicina  Líquidos iônicos  Coloides  Sílica  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos materiais baseados em nanopartículas de sílica funcionalizada (NPs) usando líquidos iónicos (ILs) com base em sais de imidazólio para evitar a adsorção de proteína inespecífica (proteína corona). Para superar este desafio, diferentes ILs sililados combinadas com diferentes funções reativas (aminoácidos) e contra-aniões serão sintetizados, caracterizados e, em seguida, enxertados em NPs de sílica. A influência dos tratamentos de superfície, o diâmetro dos NPs de sílica e igualmente a estabilidade dos agregados serão investigados por TEM, SAXS, potencial DLS-Zeta. A estabilidade térmica e as propriedades reológicas NIMs serão igualmente investigadas. Além disso, o comportamento "in situ"em fluidos biológicos também será estudado por técnicas baseadas em sincrotrón infravermelho e dispersão de raios-X de pequeno ângulo, nos quais permitirão uma melhor compreensão da formação da proteína corona e das atividades biológicas dessas novas NPs de sílica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIVI, SEBASTIEN; LINS, LUANDA C.; CAPELETTI, LARISSA B.; CHARDIN, CHARLINE; HALAWANI, NOUR; BAUDOUX, JEROME; CARDOSO, MATEUS B. Antibacterial surface based on new epoxy-amine networks from ionic liquid monomers. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 116, p. 56-64, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.