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Estudo e desenvolvimento de técnicas de controle e acionamento para utilização de máquinas elétricas de relutância variável em veículos elétricos.

Processo: 17/21640-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Tárcio André dos Santos Barros
Beneficiário:Tárcio André dos Santos Barros
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ernesto Ruppert Filho ; Franco Giuseppe Dedini ; Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva
Assunto(s):Máquinas elétricas  Veículos elétricos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acionamentos Elétricos | Máquinas Elétricas | Relutância variável | Veículos Elétricos | Acionamentos elétricos

Resumo

A máquina elétrica de relutância variável (MRV) tem sido apontada como uma alternativa interessante para aplicações em veículos elétricos. Este interesse decorre, principalmente, devido às suas características de funcionamento que permitem a operação da MRV em uma ampla faixa de velocidade, ao baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de materiais raros. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV em veículos elétricos são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Neste contexto, o escopo deste projeto de pesquisa é o estudo e desenvolvimento de sistemas que permitam o uso de MRVs em veículos elétricos. O objetivo principal é desenvolver um sistema completo de acionamento para MRV, através da proposta de técnicas para diminuição de oscilações de torque, projeto de controles de torque e velocidade, conversores eletrônicos e sistemas de gerenciamento de energia/carregamento de baterias. Propõe-se também estudar técnicas e métodos para otimização do rendimento e funcionamento da MRV em uma ampla faixa de velocidades de operação. (AU)

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Publicações científicas (13)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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DOS SANTOS NETO, PEDRO JOSE; DOS SANTOS BARROS, TARCIO ANDRE; DE PAULA, MARCELO VINICIUS; DE SOUZA, RAMON RODRIGUES; CARVALHO SILVEIRA, JOAO PEDRO; RUPPERT FILHO, ERNESTO; TSUZUKI, MDG; JUNQUEIRA, F. DC Microgrid with Wind Energy Conversion System Based on Switched Reluctance Generator Operating in Grid Connected Mode. 2018 13TH IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRY APPLICATIONS (INDUSCON), v. N/A, p. 8-pg., . (17/21087-8, 16/08645-9, 17/21640-9)
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DE CASTRO TEIXEIRA, VANESSA SIQUEIRA; DOS SANTOS BARROS, TARCIO ANDRE; MOREIRA, ADSON BEZERRA; RUPPERT FILHO, ERNESTO. Methodology for the Electromagnetic Design of the Axial-Flux C-Core Switched Reluctance Generator. IEEE ACCESS, v. 6, p. 65463-65473, . (15/03248-9, 17/21640-9)
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HANCCO CATATA, ELMER O.; DOS SANTOS NETO, PEDRO JOSE; DE PAULA, MARCELO VINICIUS; CARVALHO SILVEIRA, JOAO PEDRO; DOS SANTOS BARROS, TARCIO ANDRE; RUPPERT FILHO, ERNESTO. In-Loop Adaptive Filters to Improve the Power Quality of Switched Reluctance Generator in WECS. IEEE ACCESS, v. 10, p. 2941-2951, . (17/21640-9, 17/21087-8, 16/08645-9)
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