Busca avançada
Ano de início
Entree

Petrologia e caracterizacao geoquimica das fontes mantelicas dos derrames de lava da regiao noroeste da provincia magmatica do parana.

Processo: 05/51818-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Antonio José Ranalli Nardy
Beneficiário:Fábio Braz Machado
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Basalto   Formação Serra Geral   Diabásio   Bacia do Paraná
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia Do Parana | Basalto | Diabasio | Formacao Serra Geral | Manto Litosferico | Provincia Magmatica Do Parana

Resumo

A maior parte dos processos geodinâmicos de grande escala, envolvendo ruptura de continentes, está geralmente associada a expressivos eventos magmáticos, que causaram mudanças significativas na estrutura e composição química da litosfera continental no decorrer do tempo geológico. Esses episódios ígneos são principalmente representados por grandes províncias de derrames basálticos continentais, ocorrendo também magmatismo de natureza intrusiva, na forma de soleiras e de importantes enxames de diques máficos. Neste mesmo contexto, a Província Magmática do Paraná (PMP), no sudeste da América do Sul, é de grande importância, por tratar-se de uma das maiores províncias ígneas em continente do mundo, composta predominantemente por basaltos de afinidade toleítica. Sendo assim, este projeto de doutoramento, enfoca exatamente uma região na qual existe escassez de informações, na parte noroeste da PMP, envolvendo principalmente o sudeste, sudoeste e nordeste dos estados do MS, MG e SP respectivamente, o qual terá apoio técnico do projeto FAPESP - 2004/10081-9, em andamento. Embora os dados da literatura mostrem tratar-se de basaltos toleíticos, predominantemente com Ti02 > 2%, originados em um grande domínio de manto litosférico subcontinental, dados recentemente obtidos (parte dos quais ainda inéditos) sugerem uma maior complexidade da fonte mantélica envolvida na gênese das rochas principalmente da região norte da província. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Fábio Braz. Petrologia e caracterização geoquímica das fontes mantélicas da região noroeste da província magmática do Paraná. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.