Busca avançada
Ano de início
Entree

A disciplina metodologia do ensino da matematica na formacao do professor: contribuicoes para a historia da educacao matematica. ao matematica.

Processo: 05/52032-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vinicio de Macedo Santos
Beneficiário:Viviane Lovatti Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Formacao De Professores | Historia Educacao Matematica

Resumo

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar as origens bem como o desenvolvimento e o estado atual da disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, trabalhada nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, contribuindo, desta forma, com a história das disciplinas, tema que vem merecendo atenção, atualmente, no campo da história da educação brasileira. Para realizar este estudo serão utilizadas como metodologias de pesquisa a análise documental e a história oral. A análise documental será feita com base em currículos e programas da disciplina, livros-texto, provas escolares, cadernos de alunos. A história oral será considerada a partir de entrevistas com professores e alunos da referida disciplina de diferentes instituições acadêmicas do estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Viviane Lovatti. O processo de disciplinarização da metodologia do ensino de matemática. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.