Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de pesticidas em aguas superficiais e subterraneas, usando espectroscopia raman de baixa resolucao amplificada por lificada por superficie (sers) em substrato sol-gel.

Processo: 05/55450-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ronei Jesus Poppi
Beneficiário:Diorginis Bueno Montrazi Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agrotóxicos   Espectroscopia Raman amplificada por superfície
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metodos Cromatograficos | Pesticidas | Sers | Substrato Sol Gel

Resumo

A grande necessidade de fornecer alimentos à população, torna-se indispensável o controle das doenças, pragas e plantas invasoras, com a utilização de pesticidas que se destaca entre as principais formas de controle. Com a contaminação das águas por pesticidas, e com o crescimento geométrico da população, o suprimento de água potável e de boa qualidade nas áreas mais desenvolvidas torna-se cada vez mais difícil e de maior custo. A água potável e a não contaminação dos alimentos só pode ser assegurada através de programas de monitoramento ambiental, que poderão minimizar o risco de poluição. Os métodos oficiais para monitoramento de águas, são os métodos cromatográficos os quais utilizam grandes quantidades de solventes caros e tóxicos, elevados tempos de análise; entupimento da coluna de separação, falta de reprodutibilidade e a não reutilização dos cartuchos. Por este motivo, há a necessidade de se desenvolver novos métodos analíticos que permitam rápidas determinações in situ de pesticidas, para monitoramento contínuo de ambientes aquáticos extensos, onde se faz o uso rotineiro destes pesticidas. A perspectiva deste trabalho é desenvolver um novo método analítico, usando a espectroscopia Raman de baixa resolução amplificada por superfície (SERS) em substrato sol-gel, que permita a rápida identificação e quantificação simultânea in situ de pesticidas para monitoramento contínuo de águas superficiais e subterrâneas, que se encontram nas proximidades de indústrias e lavouras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Diorginis Bueno Montrazi. Desenvolvimento de metodologias analiticas multivariadas empregando espectroscopia Raman de baixa resolução amplificada por superficie. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.