Busca avançada
Ano de início
Entree

A teoria da atividade e a educacao escolar da crianca pequena: contribuicoes de vigotski, leontiev e elkonin para a pratica pedagogica na educacao infantil.

Processo: 05/53500-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Newton Duarte
Beneficiário:Juliana Campregher Pasqualini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Infantil | Elkonin | Leontiev | Teoria Da Atividade | Vigotski

Resumo

A educação escolar da criança de 0 a 6 anos tem uma história relativamente recente no Brasil, estando em sua origem vinculada a uma concepção assistencialista-custodial. Apesar dos avanços trazidos pela LDB/96, que institui a Educação Infantil (EI) como primeira etapa da Educação Básica, o segmento parece ainda caracterizar-se pela redução de finalidades das creches e pré-escolas - vistas apenas como "espaços socializadores". A literatura relata por um lado a manutenção de práticas espontaneístas e de tutela, em especial nas creches, e por outro a antecipação do modelo característico do Ensino Fundamental, principalmente nas pré-escolas, contexto que tem levado os pesquisadores da área a uma tentativa de delimitação da especificidade da EI. Em nome da especificidade do segmento, contudo, observa-se o fortalecimento de uma perspectiva anti-escolar na EI, fundada na naturalização e idealização da infância, acarretando a secundarização do ensino e a descaracterização do papel do professor. Combatendo esse ideário, o presente estudo pretende' investigar as contribuições da Teoria da Atividade para a prática pedagógica em EI, através de um estudo teórico-bibliográfico das produções de Vigotski, Leontiev e Elkonin voltadas para a questão do ensino e do desenvolvimento infantil, tendo em vista que esses autores viam a infância fortemente conectada com a sociedade na qual a criança está inserida e desenvolveram as bases de uma psicologia do desenvolvimento que supere o enfoque naturalizando característico da área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASQUALINI, Juliana Campregher. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.