Busca avançada
Ano de início
Entree

Midias e educacao: analise das estrategias pedagogicas do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Processo: 05/53277-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira Do Amaral
Beneficiário:Mariana Cristina de Almeida Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Mediação pedagógica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Professores | Mediacao Pedagogica | Midias De Massa | Pedagogia Da Comunicacao

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como tema a análise das estratégias que professores fazem utilizando as mídias no contexto de ensino aprendizagem. Entendemos que a escola é a instituição privilegiada para o trabalho com as linguagens midiáticas, uma vez que essas linguagens já estão inseridas no espaço social e cotidiano dos alunos e professores, em geral, na forma de consumo de suas mensagens. Então, a proposta de trabalho com as mídias insere-se na perspectiva da produção de conteúdo no espaço educativo, de forma a construir e reconstruir conhecimentos e saberes com elas. Focamos a questão das estratégias de mediação pedagógica do professor de forma a mediar e midiatizar sua ação docente, as mídias e o objeto de aprendizagem. Daremos ênfase no trabalho de produção em vídeo e na rede internet, As bases teóricas gerais utilizadas para a pesquisa são as que envolvem a questão da mediação, baseadas na Psicologia Sócio- Interacionista de Vigotski e seguidores, a Teoria da Atividade e de Dispositivos de Formação, e a Formação do trabalho docente. Propomos a observação participante em escola pública municipal de Ensino Fundamental para a coleta de dados e análise destas estratégias de mediação utilizando as mídias e a forma que os professores entendem as diferentes formas de atividades e estratégias para seu uso, em sala de aula. A análise de dados se dará sob as propostas da Análise de Conteúdo como forma de construir categorias encontradas no contexto da atividade de professores e alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)