Busca avançada
Ano de início
Entree

O significado da religiosidade para os pacientes com cancer.

Processo: 05/53574-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Ranier Martins Do Valle
Beneficiário:Joelma Ana Espíndula
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Religiosidade   Pacientes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Fe | Paciente | Psicologia | Religiosidade

Resumo

O estudo tem por objetivo encontrar respostas para a questão: como os pacientes com câncer vivenciam o fenômeno da religiosidade e da fé na tentativa de minimizar o seu sofrimento e sua dor durante o tratamento de doença tão grave? O aumento dos sobreviventes de câncer iniciou na década de 60 e este número vem crescendo nas décadas subseqüentes. Porém, ainda ocorre uma crescente causa de mortalidade em nosso país, chegando a ocupar a segunda ou terceira posição, dependendo da região estudada. Sua prevenção vem sendo associada à identificação e controle dos fatores de risco presentes no estilo de vida das pessoas, tais como dieta alimentar incorreta, estresse, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Para salvar uma vida realizam muitas manobras invasivas, agressivas e desconfortáveis. Quando a cura não acontece é preciso submeter o paciente a outros tratamentos. É possível cuidar do paciente através do tratamento paliativo, por medicamentos para aliviar a dor e psicoterapia breve, dando-lhe uma sobrevida significativa. Diante disso, observamaos como a religião e a fé tem sido procurada pelo homem com as mais diversas finalidades e propósitos, visando a busca da resolução dos problemas e resposta para os questionamentos que envolvem a complexa vida humana. Pretendo preencher as lacunas existentes na literatura acadêmica no Brasil referente ao tema específico do câncer e da religiosidade, utilizando a metodologia fenomenológica-existencial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINDULA, JOELMA ANA; MARTINS DO VALLE, ELIZABETH RANIER; BELLO, ANGELA ALES. Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 6, p. 1229-1236, . (05/53574-8)
JOELMA ANA ESPÍNDULA; ELIZABETH RANIER MARTINS DO VALLE; ANGELA ALES BELLO. Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 6, p. 1229-1236, . (05/53574-8)
ESPINDULA, JOELMA ANA; MARTINS DO VALLE, ELIZABETH RANIER; BELLO, ANGELA ALES. Religion and Spirituality: the Perspective of Health Professionals. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 18, n. 6, p. 8-pg., . (05/53574-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESPÍNDULA, Joelma Ana. O significado da religiosidade para pacientes com câncer e para profissionais de saúde. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.