Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do uso de esteroides anabolizantes associados ao treinamento fisico de natacao sobre o fluxo sanguineo para o miocardico de ratos normotensos.

Processo: 05/52100-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Edilamar Menezes de Oliveira
Beneficiário:Fernanda Roberta Roque Redondo
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fluxo sanguíneo   Adenosina   Natação   Cardiomegalia   Treinamento físico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adenosina | Esteroides Anabolizantes | Fluxo Sanguineo | Hipertrofia Cardiaca | Natacao | Treinamento Fisico

Resumo

O uso de esteróides anabolizantes vem se tornando um recurso cada vez mais utilizado por atletas e muito crescente também entre praticantes de atividades física, porém diversos estudos demonstram uma associação destas drogas com alterações e/ou adaptações no sistema cardiovascular como hipertrofia cardíaca, prejuízo no fluxo coronário e perfusão cardíaca, entre outras (Tagarakis, 2000 e Woodiwiss, 2000). Já está bem claro na literatura que o exercício físico dinâmico realizado de forma crônica é eficiente em proporcionar adaptações benéficas ao sistema cardiovascular (Russell, 2000 e Sullivan, 1998). Por outro lado, os efeitos do uso de esteróides anabolizantes associados ao exercício físico ainda são pouco conhecidos. Portanto, este trabalho tem como objetivos avaliar alguns pontos de extrema importância ao sistema cardiovascular, como, a hipertrofia cardíaca, a distribuição do fluxo sangüíneo para o coração e investigar a possibilidade de que a adenosina exerce um importante papel nas alterações vasculares. Para a realização deste estudo serão utilizados ratos Wistar machos, que farão uso de doses suprafisiológicas de esteróides anabolizantes e participarão do treinamento físico aeróbio de natação, durante 10 semanas (5x/sem.- 1 h/dia). Após o treinamento os protocolos utilizados serão: microesferas coloridas (para avaliar o fluxo sangüíneo), técnicas de morfologia (para avaliar hipertrofia cardíaca) e morfometria cardíaca (para analisar nº de capilares), quantificação do colágeno perivascular e para investigarmos um possível mecanismo envolvido na alteração de fluxo para miocárdio serão realizadas análises bioquímicas para verificar a formação da adenosina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA R. ROQUE; URSULA PAULA RENÓ SOCI; KATIA DE ANGELIS; MARCELE A. COELHO; CRISTINA R. FURSTENAU; DALTON V. VASSALLO; MARIA CLAUDIA IRIGOYEN; EDILAMAR M. OLIVEIRA. Moderate exercise training promotes adaptations in coronary blood flow and adenosine production in normotensive rats. Clinics, v. 66, n. 12, p. 2105-2111, . (05/52100-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REDONDO, Fernanda Roberta Roque. Efeitos do uso de esteróides anabolizantes associados ao treinamento físico de natação sobre o fluxo sangüíneo para o miocárdio de ratos normotensos. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT) São Paulo.