Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administracao cronica a longo prazo de ouabaina sobre a pressao arterial e a reatividade vascular de arterias mesentericas de resistencia de rato: possiveis mecanismos envolvidos.

Processo: 05/56271-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Venturini Rossoni
Beneficiário:Camilla Ferreira Wenceslau
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reatividade cardiovascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores Endoteliais | Hipertencao Arterial | Quabaina | Reatividade Vascular | Vasos De Resistencia

Resumo

Segundo o DATASUS do Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório são a maior causa de mortalidade geral no Brasil (~30%), e representam 11% de todas as internações realizadas em hospitais do SUS. A hipertensão arterial cursa com aumento dos níveis plasmáticos de ouabaína (OUA), um inibidor da atividade da Na+K+-ATPase. Demonstramos que o tratamento crônico com OUA, por 5 semanas, induz hipertensão e reduz a contração à fenilefrina em artérias de condutância, via uma maior liberação de óxido nítrico e, em artérias de resistência aumenta o efeito modulatório do óxido nítrico e prejudica a resposta do EDHF (Rossoni et al., 2002a,b; Xavier et al., 2004a,b,c). Embora muito se tenha demonstrado sobre os mecanismos desta hipertensão, várias questões sobre os efeitos vasculares do tratamento com OUA ainda existem. O tempo de tratamento é uma destas questões. Esta hipertensão tem sido estudada com tempos relativamente curtos, onde muitas das alterações vasculares comportam-se como mecanismos contrários e não contribuintes para este processo; assim não se descarta que com o passar do tempo, estas se convertam em mecanismos contribuintes para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Assim, o objetivo deste estudo será analisar possíveis alterações sobre a hipertensão arterial e reatividade vascular de artérias mesentéricas de resistência de ratos submetidos ao tratamento crônico com OUA durante dez e vinte semanas, assim como os possíveis mecanismos envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WENCESLAU, Camilla Ferreira. Efeito da administração crônica a longo prazo de ouabaína sobre a pressão arterial e a reatividade vascular de artérias mesentéricas de resistência de rato: possíveis mecanismos envolvidos.. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.