Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da resistencia a insulina na puberdade em ratos com diabetes mellitus induzido por estreptozotocina no periodo neonatal.

Processo: 05/56666-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Amanda Baron Campana
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Estreptozotocina   Resistência à insulina   Puberdade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Estreptozotocina | Puberdade | Resistencia A Insulina

Resumo

A pesquisa consiste na caracterização do metabolismo energético no período da puberdade em modelo de diabetes mellitus por indução neonatal por estreptozotocina e identificação da importância deste período para o desenvolvimento das alterações decorrentes da ação desta droga no metabolismo energético e na sua regulação. Em pesquisa anterior realizada por TAKADA (2003) neste laboratório, em que foi caracterizado o metabolismo celular em modelo de diabetes por indução neonatal por estreptozotocina, identificou-se o período entre a 6a e 9a semanas como o momento de piora do quadro diabético dos animais. A observação do início das alterações que compõem o quadro de diabetes neste período específico de vida dos animais leva a crer em um papel preponderante de processos ligados à puberdade para o desenvolvimento deste quadro. Estas observações do estudo de TAKADA (2003) somadas às especificidades do período da puberdade com suas alterações hormonais características denotam a importância de se caracterizar o metabolismo energético neste período específico nos ratos tratados com estreptozotocina. Assim, este estudo visa a identificação da importância deste período para a manifestação do diabetes neste modelo e das alterações dos mecanismos celulares de ação da insulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPANA, Amanda Baron. A intolerância à glicose que se instala precocemente em ratos retarda o desenvolvimento puberal e desregula o metabolismo lipídico e glicídico.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.