Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese química avançada e caracterização elétrica de eletrocerâmicas nanométricas à base de óxido de zircônio

Processo: 05/54171-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Reginaldo Muccillo
Beneficiário:Gustavo Carneiro Cardoso da Costa
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Zircônia   Espectroscopia de impedância   Eletrólitos poliméricos   Síntese química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrolitos Solidos | Espectroscopia De Impedancia | Nanopos Ceramicos | Oxido De Zirconio | Sintese Quimica

Resumo

Serão sintetizados nanocompostos eletrocerâmicos à base de zircônio e de manganita de lantânio por meio de duas técnicas químicas: a dos precursores poliméricos e a da poliacrilamida. Ambas permitem a preparação de pós cerâmicos com tamanho médio de partículas na faixa nanométrica, sendo que a segunda oferece a possibilidade de se controlar mais eficientemente o tamanho médio de partículas. Serão preparados os seguintes compostos: zircônia-escândia, zircônia-ítria, e manganita de lantânio dopada com estrôncio a partir de nanopós com diferentes tamanhos médios de partículas. Os materiais serão analisados por meio de difração de raios X para a confirmação da formação dos compostos pretendidos, e por microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo para avaliação da forma e do tamanho médio das nanopartículas. O comportamento elétrico será analisado por meio da técnica de espectroscopia de impedância. Serão montadas células simétricas do tipo manganita de lantânio/zircônia-escândia/manganita de lantânio e platina/zircônia-escândia/platina para avaliação do comportamento elétrico sob pressão diferencial hidrogênio-oxigênio entre os eletrodos da célula simétrica. As curvas de polarização elétrica nestas células permitirão avaliar os avanços no estado da arte da síntese dos nanocompósitos eletrocerâmicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA‚ GCC; MUCCILLO‚ R.. Synthesis of scandia-stabilized zirconia nanoparticles by the polyacrylamide technique. Solid State Ionics, v. 179, n. 21, p. 1219-1222, . (98/14324-0, 05/54171-4)
COSTA, G. C. C.; MUCCILLO, R.. Comparative studies on properties of scandia-stabilized zirconia synthesized by the polymeric precursor and the polyacrylamide techniques. Journal of Alloys and Compounds, v. 503, n. 2, p. 474-479, . (05/53241-9, 05/54171-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Gustavo Carneiro Cardoso da. Síntese, caracterização estrutural, termoquímica e elétrica de materiais cerâmicos para células a combustível de óxido sólido. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/BT) São Paulo.